11 de abr. de 2013

CRIE PAPAGAIOS, MAS NÃO EXPECTATIVAS


Crie papagaios, mas não expectativas.


Vejo muitas pessoas reclamando do passar dos anos, dos cabelos brancos e rugas, mas eu devo admitir que estas coisas podem não ser incríveis mesmo, mas somente depois de adquirir uma certa idade conseguimos enxergar com clareza o que de fato é real e o que é fantasia, projeção dos nossos desejos de uma idealização utópica que criamos para enquadrarmos as pessoas as nossas expectativas.

Recentemente vi uma frase muito engraçada e verdadeira no Facebook que dizia mais ou menos algo assim: “Crie araras, papagaios, maritacas, gatos ou cachorros, só não crie expectativas.”

Acho que todo mundo deveria ter um mantra pessoal, uma frase que os norteasse porque eu incorporei ao meu modus operandi a seguinte: “Quanto maior a expectativa, maior a frustração”. De lá pra cá a minha vida só melhorou. Se antes eu chorava, me descabelava porque sentia que alguém não tinha correspondido meu amor, amizade ou carinho, hoje não mais. Aprendi que sou responsável apenas pelo que sinto, mas não pelo sentimento do outro. Posso adorar, gostar, amar o outro, mas isto é pertença minha, não do outro. O que o outro sente ou como reagirá aos meus sentimentos é problema dele, é o sentimento dele. A partir do momento que adquire esta claridade de pensamento, serenei meu coração e aprendi a ser mais feliz e menos refém das minhas emoções.

Hoje vi uma conhecida se lamuriando e chorando por se sentir completamente frustrada em relação a uma amiga, mas eu disse para ela exatamente o que estou dizendo pra vocês. Não espere do outro aquilo que ele não tem pra te oferecer. Cada um é do jeito que é e ponto. Você pode gostar demais de alguém, mas não espere que a recíproca seja verdadeira. Nem sempre as pessoas sentem o mesmo apreço, afeto ou amor por você e isto é ponto pacífico.

Muitas pessoas fazem as coisas esperando reconhecimento e estas são as que mais sofrem porque não entendem que os mecanismos emocionais podem e devem ser conduzidos de outra maneira. Sou responsável pelo que faço, digo, as minhas atitudes, mas não a atitude do outro. Quando a gente entende que precisamos fazer a nossa parte e que somos responsáveis pelo que sentimos e não o que se passa dentro do outro, começamos a ser mais felizes e serenos.

Não somos aquilo que o outro quer ou deseja e vice-versa. Somos o que somos, somos feitos de qualidade e defeitos, uns se adaptam, uns desistem, vão embora não nos aceitam como somos e vice-versa e a roda da vida continua a girar, outras pessoas surgem, outros amores surgem, outras amizades se constroem. Todos absolutamente imperfeitos buscando encontrar um meio termo de serem mais felizes e menos frustrados consigo mesmos e com o outro.


LINDO FIM DE SEMANA A TODOS.

Obs: Imagem retirada do Google.





16 comentários:

  1. Esse lance de expectativas/desilusões é realmente complicado, acho que sofremos mais com esse tipo de situação quando somos adolescestes pois até então ainda não aprendemos por completo como domar nossos sentimentos. A rédea curta leva um tempo.

    Quando agente é mais jovem tudo parece tão simples na vida, até que “crescemos” e nos depararmos com o amor. E junto com ele sua falta, ou desilusões.

    Talvez nós todos damos o melhor de nossos corações sem questionar, e muitas vezes para aqueles que mal pensam em nós.

    O coração (sentimento) é uma coisa frágil. E é por isso que protegemos ele vigorosamente, abrimos ele raramente, por isso significa tanto quando criamos expectaticas. Alguns corações são mais frágeis que outros, mais puros e se machucam mais.

    Não existe certeza quando se trata de sonhos, de expectação. Alguns se realizam, porém, outros apenas morrem.

    Aprenda a valorizar só aqueles que te fazem bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael:

      Sim, meu querido, com certeza hoje aprendi a valorizar quem me valoriza, mas até chegar a este ponto as pessoas tendem a sofrer bastante.

      Abraços e lindo fim de semana.

      Excluir
  2. Faz um tempo já que eu baixei bastante minhas expectativas, isso foi parte de um processo em que esfriei meus sentimentos, porque do jeito que eu era antes sofria demais da conta. E hoje em dia com menos expectativas é bom que o que vem é mais lucro do que decepção... rs. Vc tem razão!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris:

      A maturidade na maioria das vezes traz sabedoria e serenidade de enxergar a vida e as pessoas.

      Beijos e lindo fim de semana.

      Excluir
  3. Concordo! Também parei com as expectativas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan:

      Né?rsss

      A gente é bem mais feliz assim..rs

      Beijo e lindo fim de semana.

      Excluir
  4. O negócio é se desligar. E não esperar nada de ninguém. O que vier é lucro.

    OBS: na teoria parece mais fácil... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael:

      Sim, o importante é deixar as coisas acontecerem naturalmente sem afobação e tanta ansiedade, com o tempo a gente vai aprendendo a organizar as coisas em seus devidos lugares.

      Beijo meu amigo e lindo fim de semana.

      Excluir
  5. Esse foi pra colocar o povo pra pensar, hein? Eu odeio expectativa e em suma só espero coisas de uma única pessoa: eu mesmo. Hahahaha! Belo texto, hero-friend! Ótimo fds pra ti, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred:

      Gosto de colocar o povo pra pensar mesmo...acho que algo meu...rs

      Abraços mysuperpensadorherofriend e lindo fim de semana.

      Excluir
  6. adorei a expressão, vou usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fox:

      Boa, né?rsss

      Beijo meu amigo e lindo fim de semana.

      Excluir
  7. Bacana o tema e o seu ponto de vista...
    Infelizmente a maioria vive criando expectativas, esperando reconhecimento e se frustrando...
    É um mal do ser humano no qual preciso me libertar, afinal vivo pecando neste quesito...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro Fers:

      Fico feliz que tenha curtido o tema, gosto de abordar assuntos que sejam de interesse da maioria.

      Uma semana incrível querido. Abraços.

      Excluir
  8. Uma lição de vida seu post.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três Egos:

      Fico feliz que tenha vindo...fico feliz com seu comentário.

      Abraços e linda semana.

      Excluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.