24 de out. de 2009

A PAIXÃO PELA LUA E PELOS GATOS

Estou muito feliz em voltar a escrever depois de um período turbulento, mas extremamente entusiasmado com esta nova fase. Resolvi mudar o layout do blog e dar uma repaginada geral, como fica evidente a modificação. Tive o luxuoso auxílio de meu querido Pierre (sem ele, seria inviável fazer as alterações necessárias). Esta página nasce ou renasce da necessidade vital em me expressar, impressões do mundo e das pessoas. O nome foi modificado e a estética também. A essência dele continua a mesma. O Edilson reside aqui com as mesmas opiniões e conceitos, mas sinto que este hiato sem escrever me fez amadurecer como pessoa. As intempéries da vida não cessaram a vontade de me comunicar com vocês. Desde criança brinco com as palavras, sempre gostando de escrever sobre diversos temas. Aquela alegria de criança hoje dá lugar ao Edílson adulto e cheio de questionamentos e vontades. Nesse tempo em que estive ausente pude visitar muitos blogs e deles captar muitas ideias e inspirações. Espero conseguir atingir minha meta, que é conseguir fazer deste espaço um lugar democrático em que possamos trocar experiências e acima de tudo estreitar os laços de amizade.

O nome do blog surgiu de uma predileção por gatos e pela lua. Os bichanos surgiram na minha vida ainda criança, quando assistia aos filmes de terror, que eu simplesmente adorava (hoje, por sinal, vejo muito poucos). Os gatos eram sempre pretos e assustadores. Lendo e pesquisando sobre esses animais, descobri que eram endeusados no antigo Egito e, mais tarde (Idade Média), na Europa, foram perseguidos como seres satânicos, pois eram constantes companhias de “bruxas”. Quem fosse visto ajudando a salvar algum gato era posto a julgamento e até morto. Mais tarde, fui me aproximar dos gatos porque minha tia de Itatiaia (RJ) possuía “apenas” 9 no terreno de sua casa – rs. Sempre era gostoso passar os fins de semana com ela e os gatos, porque simplesmente fazíamos uma farra (bem, pra criança tudo vira farra, né? rs).

A história com a lua é que sempre fui fascinado pela impactante e absoluta imagem de uma grande lua cheia e soberana. Acho que não tem uma criança que não tenha sonhado em estar visitando a lua (acho que o ET só aumentou minha vontade de querer voar em outras direções – rs). O filme em si é bobinho, mas ele mexeu com minha geração de uma forma intensa. Lembro perfeitamente da cena que o menininho passa voando com a bicicleta em frente à lua (e quem está no cesto? Adivinhem. Ele mesmo: o ET – rs). Essa cena nunca mais saiu da minha cabeça e acredito que nem da cabeça de vocês também. A lua sempre me deixou e deixa ótimas lembranças.

Curiosidades:

¬ Vocês sabiam que os gatos provavelmente tiveram o mesmo ancestral dos cachorros?

¬ Há 40 milhões de anos, surgiu o dinictis, mais parecido com o gato atual.

¬ Os felídeos ou felinos, são os mais especializados, mais numerosos e mais importantes dos carnívoros.

¬ Gatos domésticos são primos distantes de outros felinos e guardam características em comum com os grandes felinos selvagens.

¬ No antigo Egito os bichanos eram adorados devido à sua associação com a deusa da Lua, Pasht, de cujo nome acredita-se ser derivada a palavra puss, que significa gato em inglês; a deusa Bastique representa o sol, também foi identificada com gatos, e é retratada com a cabeça de um deles; quando os gatos morriam, eram mumificados e seus donos mostravam seus sentimentos raspando as sobrancelhas em sinal de luto; hoje os gatos da raça abissínio são os mais semelhantes aos do antigo Egito.

(curiosidades extraídas de http://www.osgatos.com.br/)

2 comentários:

  1. AMOOOOOORR!!! Tá lindo seu blog!!! Depois posto algo mais profundo qndo estiver mais tranquila.

    TE AMO!!!

    ResponderExcluir
  2. Esperarei seu next coment lá pra 2050 khow knows..hahahahahaha..bjss more e valeu o carinho.

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.