4 de dez. de 2009

SARAMAGO PARA INICIANTES...RS.

José de Sousa Saramago nasceu em 1922, em Azinhaga, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses. Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora. Iniciou sua atividade literária em 1947, com o romance Terra do Pecado, só voltando a publicar (um livro de poemas) em 1966. Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Acuado pela ditadura de Salazar, a partir de 1976 passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor. Em 1980, alcança notoriedade com o livro Levantado do Chão, visto hoje como seu primeiro grande romance. Memorial do Convento confirmaria esse sucesso dois anos depois. Em 1991, publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro censurado pelo governo português - o que leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde vive até hoje. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Entre seus outros livros estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995) e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).
(fonte netsaber)

Resolvi postar uma breve biografia deste incrível escritor português, pois estou lendo um livro dele “As Pequenas Memórias” onde exatamente ele descreve sua infância e adolescência. Este autor é do tipo que a gente lê e se apaixona, bem pelo menos eu estou apaixonado. Extraí um trecho do livro que me tocou bastante e resolvo compartilhá-lo com vocês. Espero que apreciem. Um grande beijo n’alma.

“Não se sabe tudo, nunca se saberá tudo, mas há horas em que somos capazes de acreditar que sim, talvez porque nesse momento nada mais nos podia caber na alma, na consciência, na mente, naquilo que se queira chamar ao que nos vai fazendo mais ou menos humanos."

5 comentários:

  1. Olá, querido!

    Gosto de Saramago... comprei o livro Caim, e vou ler em janeiro, nas minhas férias!

    Um beijo e um final de semana de paz!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amigo.
    Engraçado tb vou ler Caim nas férias. Eu adoro Saramago.
    Obrigado pelo carinho e presença em nosso blog.
    Bju nosso

    ResponderExcluir
  3. Não conheço muita coisa de Jospe Saramago, mas li "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", que é muito bacana. Agora, com seu post fiquei com vontade de ler mais... Abs.

    http://quasepoema.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Queridos,Dalva,Jay,Ale e Guto:

    Fico feliz em saber que vcs gostaram do último post. Na verdade sou iniciante em Saramago, "As pequenas memórias" é o primeiro livro que estou lendo. Depois tenho "Ensaio sobre a cegueira" na fila das prioridades...rs. Linda semana a todos vocês..bjão.

    ResponderExcluir
  5. Ola Edilson, prazer em conhecê-lo rs.
    É muito bom além de podermos ler uma obra literária também conhecer um pouco sobre o escritor que a fez.Saramago é muito bom.
    E 'As pequenas memórias' é um excelente livro.
    "Eu considero que, se não somos a criança que fomos, pelo menos a criança que fomos gerou a pessoa que somos"

    Obrigado pela visita e gentil comentário, espero contar com sua visita outras vezes.
    Beijo no coração :D

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.