14 de jul. de 2010

A TÊNUE LINHA ENTRE O HUMOR E O MAU GOSTO

Li com tristeza a notícia de que a “humorista” (se é que se pode chamar de humorista uma mulher que arrota na cara de outra pessoa) Vannessa Barzan foi convidada a se retirar do Shopping Pátio Higienópolis (um dos berços da classe média alta de SP), pois a mesma teria tentado arrotar no rosto da queridíssima atriz Laura Cardoso (82 anos). Laura dedicou sua vida à arte, tanto na tevê como no teatro. Simplesmente é de extremo mau gosto e falta de respeito arrotar no rosto de uma pessoa, tenha 20 ou 80 anos. Os humoristas da atualidade estão perdendo os limites no que diz respeito à boa educação. Admiro algumas personagens do programa Pânico, mas acho que todo exagero deve ser combatido com cautela. Onde já se viu colocar uma moça que se diz repórter para abordar artistas e arrotar na cara das pessoas? Não é de hoje que o programa vem extrapolado. Em minha opinião, é uma tentativa desesperada de conseguir audiência a qualquer preço. Em nome dessa ganância desenfreada esquece-se o respeito e fere-se a dignidade humana. Acho que a atriz Laura Cardoso deveria escrever uma carta pública em repúdio a esse quadro do programa. O Pânico trouxe uma nova turma de humoristas à televisão e tem ou teve quadros muito bons, mas tudo tem seu tempo e momento. Talvez seja a hora de analisarem o que fica de bom tom e o que é apenas exagero, apelação. Não só este programa, mas tantos outros que observo na tevê procuram apelar para nudez e preconceito em prol de alguns míseros pontos na audiência. Será mesmo que o povo quer tanta baixaria e falta de informação?

Sinto falta de Golias, Nair Belo, Mazzaropi, Rogério Cardoso, Bussunda, Valentino Guzzo, Zezé Macedo, a inesquecível Dercy Gonçalves (que tive o prazer de assistir a um espetáculo seu) e tantos outros ARTISTAS que tinham a inteligência como arma de fazer o público rir. A quem diga até hoje que Dercy era apenas uma velha debochada. O que poucos percebem é que ela era uma mulher avant-garde e criou um estilo próprio e único de fazer comédia. Dizia certos palavrões de forma deliciosa, que só ofendiam de fato os puritanos de carteirinha. Eu era fã de Dercy pela pessoa que ela representava, por ter vencido preconceitos desde sua infância em Santa Maria Madelana e por ter se tornado um ícone respeitado por todos os grandes apresentadores e artistas do Brasil. Não acho que apelar para a vulgaridade barata e sem finalidade seja a maneira mais fácil de angariar audiência.

Chega de mau gosto, por favor. Já somos sujeitos a ver tanta baixaria na política e somos submetidos a um grau tão elevado de violência que ter de suportar programas que apenas ferem a inteligência e a dignidade do povo é demais, né, não? Entrei na página da emissora (acho que todos deveriam fazer o mesmo) e declarei minha crítica à conduta do programa ao tratar de forma tão desrespeitosa uma atriz consagrada como Laura Cardoso, que é um dos grandes monstros da televisão e do teatro brasileiro. Os artistas existem para serem engrandecidos e reverenciados e, não, virar alvo de ridicularizações por programas pseudo-humorísticos. Humor inteligente, para mim, é acima de tudo respeito pelo próximo.

(imagens extraídas do Google Imagens)

17 comentários:

  1. de quem é a culpa maior? de quem produz e vende mediocridade ou de quem assenta e assiste a tudo isto? só uma reflexão ... também não suporto estas baixarias ... na TV aberta brasileira está para lá de vergonhosa ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você. Eu me recuso terminantemente a assistir qualquer programa humorístico na TV, todos primam pela mediocridade.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Nem sei quem é essa tal de Vannessa Barzan e depois dessa nem quero conhecer!

    ResponderExcluir
  4. Eu já postei uma coisa parecida no blog do Rafa...

    Acho que humor não precisa ser SEMPRE inteligente. Mas não se podem cruzar os limites do bom senso e do respeito ao alheio de forma alguma.Jura que chamam arrotar na cara de alguém de humor? Eu chamo de porqueira.

    Beijos Edilson!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você! Realmente a falta de senso e de educação tomou conta do "humor". Infelizmente, pois nos dias conturbados em que vivemos, com tantos pontos negativos, nada mais justo do que um humor refinado e educado para aliviar, não é?
    Muito legal seu post. Parabéns!
    Beijinhos
    Elida

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, olha, disse tudo viu, super concordo, já há tempos que não vemos humor ingenuo, sem humilhação ou apelação. Esse é o humor do populacho?

    ResponderExcluir
  7. Se existe esses programas é porque o "povo" assiste e curte. Rotar nas caras das pessoas dá IBOPE. E para a TV não importa o que vende desde que haja quem compre. Não culpo somente a TV mas sim o "povo" que compra essas porcarias. Isso mostra o cenário da nossa sociedade. É lastimável.

    Abs :-)

    ResponderExcluir
  8. Eu não colabora com este tipo de humor. Não ligo a tv pra assistir, não desperdiço meu tempo. Aliás conto nos dedos de uma mão ao que ainda assito na Tv. Bj

    ResponderExcluir
  9. “humor" isto ?
    ECA
    eu me recuso a ver ..
    troco de canal desligo a TV e venho para a net, ler os melhores Blogs da parada rss
    mais isto.. esta decadencia de culra nao mesmo.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  10. Queridos:

    Paulo - Acho que todos são culpados na verdade. Quem produz,quem assiste, quem consome esse lixo televisivo. Gostava do programa antes, mas ultimamente extrapolaram na baixaria. Abraços e obrigado o carinho de sempre.

    Wanderley - Pois é, eu acho que as pessoas precisam se engajar e exigir que as emissoras melhorem a qualidade dos programas porque senão haverá maior assinantes de tv a cabo... rs. Fiquei feliz em vê-lo por aqui.Abração.

    Serginho - Não está perdendo nada porque o único mérito dela e ser bonita e vazia...rs.Abraços.

    Lobo - Com certeza para se produzir o riso é necessário o mínimo de bom humor e inteligência. Fazer rir é uma arte para poucos.Abraços lobinho querido.

    Li - Obrigado querida,seja bem-vinda ao blog. A proposta é trazer sempre algo novo e bacana a tona sem esquecer a alegria, sensibilidade e reflexão.Volte sempre..beijoooo.

    Renato - Infelizmente o que percebo que as pessoas consomem esse tipo de humor porque é comerciável, a massa deve estar querendo o pão e o circo, né? rsss. Abraços

    Binho - Exatamente. Disse tudo queridão. Abraços.

    Rafa - Cada dia que passa fica mais difícil encontrar algo que valha verdadeiramente a pena na TV aberta. Ou migramos para a tv de assinatura mesmo, ou desligamos e vamos ler um livro (mais útil e cultural...rs). Abraços.

    Insana - Isso mesmo.Concordo, não devemos dar audiência para esta porcaria descartável e sem valor. Abraços e obrigado o carinho.

    ResponderExcluir
  11. Sabe Edilson, a Tv ta caminhando pro declinio total, pq nós nos ofendemos com atitudes como dessa mulher, pseudo artista, mas vejo que alguns jovens que não se dão conta de quem são os responsaveis pela construção de uma cultura televisiva, acham graça em ofender Laura Cardoso. Infelizmente é pra esse tipo de publico jovem que o Panico cria essa aberrações, e no frigir dos ovos, saem como vitimas, pq seguranças os expulsaram do shopping. Alem da barbarie que iriam fazer com Laura eles no fim das contas apelam para o direito de livre imprensa, se é que isso pode ser chamado de imprensa. Qto mais ouço sobre esse assunto, mais indignado fico.

    abração...e vc mencionou muito bem os antigos e os novos humoristas de "verdade" do pais.

    ResponderExcluir
  12. Queri, a tv só serve pra juntar poeira, não sou la um fã...

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Mal educado eu, né? Tava devendo uma visita ao seu blog, mas agora estou aqui pra pagar minha dívida.

    Fecho com o Braccini no comentário dele. O panico e outros programas produzem porcarias, mas cabe o telespctador demonstrar sua repulsa a tudo aquilo que extrapola o limite do bom gosto. Infelizmente pra cada porcaria lançada por esses programas, surgem bordões, comunidades ou tweets para prestigiar a porcaria produzida.

    Sobre seu comentário no meu ultimo post, concordo com sua opiniáo sobre a parada e não defendo a sua extinção, muita coisa se deve às paradas, nao devemos negar, mas defendo a criaçao de outras formas de manifestação, sem tanto prestígio à micareta e mais ativismo político.

    Feito. Volto outras vezes. Bjo

    ResponderExcluir
  14. concordo com vc que realmente essa "coisa" extrapolou e ainda bem que colocaram ela para correr... não darei nunca "ibope" para ela e nem para o programa dela...

    Também gosto da Dercy, ela era divertida quando jovem, e ficou um velhinha "besterenta", mas ela realmente é de van guarda e quebrou muitos paradigmas...

    Abçs

    ResponderExcluir
  15. é ja ouvi falar disso no jamal, ms sempre q escuto de novo me indigna,akele quadro do pânico é o pior... mt mau gosto ¬¬
    bjs, meu queridooo.

    ResponderExcluir
  16. E bota tênue nisso, Edilson! Muito bom!
    Agora... "vaquinha safada"?!? Eu?!? Me respeita, guri... hahahahaha!!!! Hugzzzz!

    ResponderExcluir
  17. Queridos:

    Rafael - Infelizmente,o público-alvo do Pãnico são os jovens e nós sabemos que a grande maioria dos jovens esqueceu há bastante tempo os bons costumes e o respeito aos mais velhos, né? Triste realidade.Obs: Teu blog tá cada dia mais bacana, hein...rs. Abraços.

    Rodrigo - infelizmente é melhor manter a tv desligada ao ver tanta sandice e bobagem..rs. Abraços.

    Ruy - Seja muitíssimo bem-vindo ao Lua. Realmente estava sentindo falta da sua presença, mas agora tá perdoado, ok? rs. Abraços querido, teu espaço é incrível, adoro ir por lá.

    Marcos - Tem horas que o melhor é pegar um bom livro ou ouvir uma boa música, porque prestigiar o lixo eu simplesmente estou me recusando. Abraços queridooo.

    Yzzie - Simplesmente é ABSURDO alguém julgar-se no direito de arrotar na cara de uma senhora de 82 anos. O fim do mundo está bem próxima mesmooooo...rs. Beijooooos.

    Vaca - Então acho que o assunto acabou tornando-se uma unanimidade porque todos estamos fartos de baixaria e lixo na tv. Agora em relação a ser uma vaquinha safada NÂO retiro o que disse, viu...(ahahaha). Abraços.

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.