7 de abr. de 2011

O LIXO É UM LUXO

Este quadro foi adquirido por 28 mil num leilão em Londres
Hoje o post é totalmente dedicado ao brilhante artista plástico brasileiro Vik Muniz, que faz arte através do lixo e se tornou mundialmente conhecido por criar verdadeiras obras de arte utilizando, entre outras coisas, materiais que são despejados nos famosos lixões.

O documentário “Lixo extraordinário”, que concorreu ao Oscar em 2011, mostra não apenas o duro cotidiano dos coletores de material reciclável ( como eles gostam de ser chamados) mas a transformação que foi gerada na vida de cada uma deles depois de conhecerem o artista Vik Muniz e sua equipe. Ele aproveitou a riquíssima mão-de-obra humana e os transformou em verdadeiros modelos. A renda arrecadada em um grande leilão em Londres foi totalmente revertida a essas pessoas.

Em um dado momento do filme, o artista, emocionado, confessa que veio de uma condição de vida bem difícil e que passou boa parte de sua vida tentando adquirir coisas materiais ( de preferência caras) e agora, depois de conhecer a realidade do lixão de Gramacho ( subúrbio do Rio), ele começou a repensar a relação dele com o dinheiro e a matéria.

O mais bonito e tocante do documentário foi ver a transformação que foi gerada no momento em que Vik, por meio de sua arte, possibilitou àqueles personagens da vida real um resgate de suas autoestimas, enxergarem-se como cidadãos. Sobretudo, a arte foi instrumento para que aquelas pessoas pudessem novamente ter sonhos. A pobreza, a miséria, as dificuldades da vida não foram suficientes para tirar a alegria de viver, muito menos a dignidade daqueles homens e mulheres.

Marlene e os diamantes...

Definitivamente, eles são especiais e aquele trabalho subumano, em meio a muito lixo, ratos, baratas e até defuntos ( que volta e meia surgiam em meio a tanto lixo) não diminuiu a capacidade que eles têm de ser melhores e sentirem-se orgulhosos por fazer parte daquela situação tão árida e delicada.

Trata-se de uma lição de vida. Mostra-nos uma realidade terrível que muitas vezes fingimos não ver, que nos esquivamos por não querer enxergar que não existe só beleza e fartura, mas também existem as mazelas (e são muitas) de uma sociedade desigual, preconceituosa e segregacionista. É uma verdadeira aula sociológica, pois nos depara com o lado mais primitivo de nosso ser, mas, superado o trauma de ver imagens ( algumas um pouco indigestas, confesso), mergulhamos na proposta de assistir a um espetáculo de rara beleza.

Vik é brilhante como artista e pessoa; conseguiu por meio de sua arte devolver a dignidade perdida daquelas pessoas, ensinando-nos também que todos possuímos um potencial, basta apenas termos a possibilidade de vislumbrar algo melhor para nossas vidas.

O fantástico artista Vik Muniz, que orgulha muito o Brasil

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi queridão, saudades de ti.
    Que post maravilhoso esse.
    Pra te ser sincera, nunca ouvi falar de Vik Muniz, o conheci nesse instante e fiquei admirada com sua obra e com o ser humano ímpar que ele demonstra ser.

    Pra terminar meu comentário, não posso deixar de dizer que: "Esse homem é LINDÃO....uauuuuuuuuuuuu, que gato!!!
    rsrsrsrs

    Beijos enormes no teu coração.
    Saiba que te gosto, MUITO.

    ResponderExcluir
  3. Vick é um fantástico, mais fantásticos ainda são aqueles q vivem do lixo na Vila Cruzeiro ... Bela homenagem queridão ...

    beijo grande ao Edilson

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por ter contribuído mais uma vez cao apresentar este documentário. Acho o trabalho do Vik muito bom, certamente um dos melhores artistas brasileiros contemporâneos, junto com a Beatriz Milhazes e Newton Mesquita. E a companhia para ver o filme foi, pra variar ótima. hehe
    Agora quero lhe mostrar o musical 'Hedwig: Rock, Amor e Traição', q é sua cara. Que tal neste fds? hã? hã? hã?
    =)
    Bjs, Bô!

    ResponderExcluir
  5. Oi menino
    Realmente um ser humano ímpar. Transformar uma triste , realidade em arte, não é para qualquer um, só para aqueles de alma privilegiada.
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Não sendo artesanato de pet, acho válido. Hahahahahaha!!!! Grande artista! Que nem vc, superhero!!!! Hugzão!

    ResponderExcluir
  7. o trabalho de vik comprova que a poesia é possível, existe... só depende de como olhamos e agimos.


    =)

    bjsmeus

    ResponderExcluir
  8. A gente tem que ensinar a pescar invés de dar o peixe na mão, mas e quando não há nem como comprar uma vara de pescar?

    Ai toda ajuda é válida.

    Beijos Edilson!

    ResponderExcluir
  9. Queridos:

    Majoli - Fico feliz em poder compartilhar com os amigos do blog coisas novas q vou descobrindo, q vou conhecendo. Beijooooos e lindo fim de semana.
    Obs: Vc ficou mtoooo animada com o Vik..hahahaha.

    Paulo - O mundo precisa de mais pessoas como ele. Abraços e lindo fim de semana.

    Pi - Obrigado por me mostrar mais uma coisa bacana que pode ser aproveitada e passada aqui no blog. Bjssss e lindo fim de semana.

    Ana - Fico superfeliz em poder dividir com vcs um pouquinho das coisas que mexem comigo. Beijooos e lindo fim de semana.

    Wanderley - Exatamente. Ele tem uma sensibilidade aguçada em transformar coisas que os outros podem julgar descartáveis em arte. Abraços e lindo fim de semana.

    Fred - Hahahahahaha...só vc mesmo..rs. Ele é maraaa e vc tb..rs. Lindo fim de semana, abraços.

    Fernand's - Ele é um grande talento e acima de qq coisa um grande exemplo de pessoa. Orgulho saber que ele propaga sua arte ao redor do mundo. Beijoooos e lindo fim de semana.

    Lobo - Pois é lobinho, mas graças a Deus ele pode emprestar o peixe e a vara( no bom sentido..rs) e ajudar a tantas pessoas carentes e especiais. Abraços e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. acho que fantástico mesmo é quem consegue viver com um salário minimo hj em dia no brasil e sobreviver!

    ResponderExcluir
  11. Ele é muito bom, eu acho realmente incrível como ele consegue transformar o lixo em luxo, muito bom o seu post!
    Beijo, beijoooo!
    Sheilinha

    ResponderExcluir
  12. Estamos fazendo um trabalho sobre o Lixo, então estamos precisando de mais material para,o trabalho espero q esse saite coloque +. Muito obrigado pelas coisas q tem nesse saite ajudaram demais tmb. valeu

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.