30 de abr de 2011

VALE TUDO PELA FAMA?

 Ontem escutando um ex-BBB sendo entrevistado em uma famosa rádio fiquei refletindo sobre como alguém que busca a fama precisa empenhar-se para provar o seu verdadeiro valor em um mercado tão competitivo como é o das celebridades. Na mesma velocidade em que são criados pela fábrica de entretenimento, são esquecidos e precisam ter não só apenas um rostinho bonito para ser respeitados e admirados, como também precisam de algo que nem todos possuem: talento.

A fama é algo atingido com até certa  facilidade porque a indústria fabrica o que interessa a ela divulgar. Uma pessoa fica famosa do dia pra noite literalmente ( temos o clássico da Geisy Arruda e de seu indefectível microvestido rosa), mas manter-se na mídia, sendo notícia, é preciso ir além, é preciso provar a que veio. Temos que levar em consideração que muitas pessoas que estão hoje no topo da notícia amanhã serão totalmente descartadas. Qual a minha intenção ao escrever esse texto? Acho que abrir aqui uma discussão com os amigos do Lua acerca do quanto vale a fama e que preço é preciso pagar por isso?

De uns tempos para cá ser celebridade virou quase uma profissão. Esses profissionais do showbusiness fazem campanhas publicitárias, posam nuas/nus, fazem presença VIP em festas concorridas, participam como jurados em concursos (de todas as modalidades), “viram” DJs, desfilam para grifes da moda e encaram festas de debutantes. Quanto ganham? Chegam a ganhar 15 mil reais em uma noite. Isso mesmo, você não leu errado. Quinze mil reais! Profissão? Ex-BBB, modelo, manequim, “ator”, “DJs” e por aí vai. Agora pergunto a vocês, meus queridos: quantos meses um professor de escola pública precisa trabalhar para ganhar isso?

Não tenho nada contra os realities ( assisto de vez em quando e chego a me divertir), mas com raríssimas exceções essas pessoas ganham muito dinheiro em torno da beleza porque participaram de um programa de grande audiência é só. Conteúdo? Que conteúdo? Zero. Acho superválido as pessoas ganharem seu dinheirinho de forma honesta, mas até que ponto a própria sociedade não está supervalorizando um perfil de gente apenas porque é apenas bonita e tem “carisma”(diga-se de passagem muitas vezes fabricado também...rs) e deixando de lado realmente as pessoas que mereciam um destaque maior?

De uma hora pra outra essas pessoas alçadas a celebridades são nominadas como “heróis”, e a mídia os mostra como seres incríveis. Pra mim, herói é uma mãe com 5 filhos pra criar que tem de fazer milagre para o salário render o suficiente para que nem ela, nem os filhos morram de fome. Herói é um professor da periferia que precisa aguentar todo tipo de situação de conflito e conseguir transmitir seu conhecimento. Herói é um pai de família que, além de ter um trabalho fixo, precisa fazer seus “bicos” para dar uma vida com o mínimo de dignidade a seus filhos. Não esses projetos de celebridade que a mídia cria.

O talento de alguém não está ligado ao aspecto da beleza física, mas à construção árdua de uma carreira (seja ela qual for). Pessoalmente acho deplorável que alguém verdadeiramente talentoso ( pintor, ator, cantor, engenheiro, enfermeira , escritor ou qualquer outro ofício que o valha)  seja preterido por um ex-BBB, ex-CCC, ex-DDD, porque grandes e verdadeiros talentos são jogados na vala do esquecimento por um país que supervaloriza o lixo e deprecia o melhor do seu povo.

Se as “celebridades” e  subcelebridades existem é porque existe também um público voraz por este tipo de filão. O talento funciona de duas formas: é construído de forma cartesiana ou é nato( ou seja, nasce com a pessoa). A fama é fabricada e na mesma velocidade que alguém atinge um nível de popularidade no dia seguinte essa pessoa torna-se um ilustre desconhecido, ex-famoso é dose, hein...rs. E você, acha que vale tudo pra ser famoso???

Bjss e linda semana.

Obs: foto extraída do Google Imagens.

10 comentários:

  1. Querido Edilson, saudade daqui =)

    Bem, ótimo texto, concordo com vários pontos que aborda, em especial quando traz que a própria mídia fabrica "o conteúdo" que querem vender e por tabela, concordo que isso é alimentado por nós, que assistimos bestificados algumas barbaridades daqueles que respiram e vivem suas vidas em busca de um holofote. Penso que a situação é bem pior quando o público alvo não tem alguma consciência, nenhum senso crítico sobre o que assistem.
    Quanto às "celebridades" e aspirantes, trata-se de uma escolha de vida. Uma falsa ilusão de um caminho mais curto? Talvez.

    Beejo querido, tenha um belo final de semana. =)

    ResponderExcluir
  2. Desprezo a fama. Não vejo como estar na mídia torna uma pessoa mais especial que outras, ou um modelo a ser seguido. Acho meio ridículo...

    Beijo Edilson!

    ResponderExcluir
  3. Hoje todo mundo quer ser famoso a qualquer custo mas trabalhar duro pra isso ninguém quer! Que graça tem esse tipo de fama?

    E post pra você aqui queridão: http://justoedigno.blogspot.com/2011/04/royal-wedding.html

    ResponderExcluir
  4. A fama é uma consequencia
    Mas a mto a ser almejado em paralelo a isso
    Não é?!
    Aguardo sua visita amigo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. O problema é manter-se e saber-se lá no topo, essa é a gde diferença entre os grandes e os que se acham como tal... Adivinha? Amei o post, né?! (kkkk) Beijo, beijoooo!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que cada um tem seu objetivo na vida, alguns estão dispostos a pagarem qualquer preço pela fama, se valeu , ou não, só eles podem responder. A nossa alegria, é que só os talentosos sobrevivem, os demais acabam tão rápido quanto chegaram.
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Acho engraçado quando essas bbbs se intitulam: modelo, atriz e apresentadora. Whata fuck????

    ResponderExcluir
  8. Em algumas situações os fins justificam os meios... hehehe! Em algumas, claro! Hehehehe! Hugzzz!

    ResponderExcluir
  9. Queridos:


    Ana - Obrigado pelas palavras sempre tão gentis. Fioc mto feliz q tenha apreciado a postagem. Linda semana. Beijooos.

    Lobo - Pois é queridão, infelizmente algumas pessoas não tem essa visão tão clara..rs. Linda semana. Abraços.

    Serginho - O talento é algo mto mais especial do que a fama; pois ela na velocidade que chega vai embora,né?rs Linda semana. Abraços.

    Eutuelesnaescritadoeu - Obrigado pela visita, seja mto bem-vindo. Pode deixar q depois vou conhecer teu cantinho. Abraços e linda semana.

    Sheilinha - Então, né...o topo é o que todos almejamos mas pra chegar lá e preciso suar um bocado a camisa...rs. Linda semana. Beijoooos.

    Wanderley - Precisamos estar sempre preparados pela transitoriedade das coisas, né não?rs Linda semana. Abraços.

    Wans - POir né?rsss Eu acho q cada um tem direito de ser o que bem entender, desde q respeite a ética e o bom senso...rs. Linda semana. Abraços.

    Fred - Really? I don't know..rs. Linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. amo esse blog!

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.