19 de ago. de 2011

A VILANIA É TÃO ATRAENTE


A novela global das 9 “Insensato Coração” está acabando e deixa pelo menos em mim a seguinte sensação: as novelas estão cada vez mais mostrando exemplos negativos das pessoas. A dramaturgia é o reflexo da sociedade em que vivemos? Fico triste em pensar que talvez seja mesmo uma amostra das muitas situações com que nos deparamos ao longo da vida. Ontem, conversando com uma amiga, discutíamos a respeito da falta de “caratismo” e solidariedade dos seres humanos nos dias de hoje e ela me disse algo que motivou a essa postagem: tem muito mais gente ruim e pronta a ser fd@p do que o contrário.

 Acho pessimista pensar que tem mais gente ruim do que boa no mundo. Quando nos deparamos com os noticiários de todos os canais de televisão no Brasil ficamos com a sensação (ou convicção?) de que o mundo inteiro está em “chamas”. Vemos 3847837 notícias terríveis (homens-bomba, assaltos, acidentes de trânsito gravíssimos, pessoas que se negam a fazer o teste do bafômetro, pessoas morrendo nas filas dos hospitais, corrupção deslavada, enchentes, miséria, fome, desmatamento, policiais-bandidos, doenças, seqüestros, brigas de gangues, skinheads, neonazistas atacando homossexuais, terremotos, brigas em estádios de futebol, bullying, desemprego, tsunamis, etc, etc, etc, e no final do jornal uma receita de bolo, dicas de feng-shui ou “aprenda a fazer uma linda mesa com patchwork”...rs e dá um tremendoooo desânimo pensar que a humanidade ainda tem jeito.

A novela mostrou uma sequência de exemplos péssimos: como dar o golpe do baú, como enganar o marido, como transar com a mocinha sem camisinha quando ela estiver bêbada, como ser preconceituoso, como ser inescrupuloso e ganancioso em 10 lições, como ser vingativo, aprender a se safar, enfim, uma sucessão de coisas terríveis. Ensinou também a passar a sociedade a limpo com o exemplo do combate à homofobia, aprender a respeitar as diferenças e combater a corrupção, mas o saldo final deixa a triste constatação de que as pessoas realmente têm uma atração (quase doentia) pela vilania. O bonzinho vira O BABACA e o herói mesmo é o BANDIDO.


Obs: Gabriel Braga Nunes deu um banhoooo de atuação com seu personagem odioso Leonardo Brandão.


LINDO FIM DE SEMANA QUERIDÕES.

11 comentários:

  1. Não acho que existam mais pessoas ruins do que boas. Creio que seja mais uma questão de as pessoas ruins sobressairem mais.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olha, teve uma coisa que eu gostei nessa novela: nenhum vilão ficou impune.
    Todos que eram do mal, ou morreram ou foram presos. Não que morte seja castigo (afinal, todo mundo vai morrer, independente do caráter). Mas, pelo menos, não apareceram vilões fugindo pra outro país e rindo da cara dos heróis da história, como aconteceu em outras novelas.

    ResponderExcluir
  3. Se eu te disser que nas novelas e nos filmes costumo simpatizar mais com os vilões do que com os mocinhos, tu ainda vai me achar legal?

    Rs

    Por exemplo, nessa novela eu não suportava o Pedro...tão bananão! Não que o que o Léo fez tenha sido bonito, longe disso, mas ele, no todo, era mais interessante do que o irmão.

    Um beijo, ótimo fds!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Edilson, as novelas tem mostrado os requintes de crueldade no qual estamos inseridos. Não sei se ela faz ou não mostrando tudo isso. Porque pior é a novela só mostrar só coisas boas, e deixar a população iludida. Mas também, ensinar as maldades para as pessoas (porque foi isso o que a novela fez) também não dá pra aguentar. Enfim...controversa essa discussão. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Queridos:

    Lobo - Corcordo com você, eu tb acho que tem mais pessoas bacanas do quem ruins (mas as pessoas ruins tem se destacado bastante,né?rss). Linda semana. Abraços.

    Leo Carioca - Exatamente, os vilôes acabaram se dando mal nessa novela, mas a sensação que sempre fica que as novelas tem se preocupado em mostrar muitas coisas ruins e em minha opinião podiam mostrar mais coisas bacanas também. Seja bem-vindo e volte sempre. Abraços e linda semana.

    Luna - Com certeza os vilões tem um certo charme porque eles sempre demonstram ser mais sacanas e atraentes e o mocinho costuma ser insosso e com cara de pastel..hahahaha. Beijoos e linda semana.

    J.M - Acho que o assunto é controverso mesmo e isso que torna o fato de ser tão atraente a possibilidade da discussão, não é mesmo?rs Linda semana. Abraço grande.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o comentário, Edilson. Tá vendo? Apareci. Abs.

    ResponderExcluir
  7. Tô eu aqui pra provar... hahahahaha!

    ResponderExcluir
  8. Falou e disse, olha segundo o comercial da coca cola os bons são maioria, e eu acredito realmente nisso, afinal boas atitudes não dão audiencia e é por isso que os noticiarios se apegam a mostrar as miserias e tragedias e assim sendo as novelas vão no mesmo caminho, e desde que mundo é mundo e isso é biblico que as coisas se dividem em mal e bem, e portanto a novela tinha que ser assim mesmo. Concordo que algumas coisas passam do limite, mas temos que entender que no texto de ficção o personagem deixa de ser humano ele é realmente um ser anormal, caso norma por exemplo, caso vanda por exemplo, são personagens que foram mutáveis de mais durante a trama... perfeito sua cronica sobre a realidade, e sim acho que a vilania atrai, mas ainda assim os bons são maioria. abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  9. Acredito que na verdade eles descobriram o filão de audiencia que ama um vilão. Está mais pra esse lado que uma eventual proporcionalidade maciça deles na população.

    Beijao!

    ResponderExcluir
  10. Queridos:

    Cleyton - Eu vi e fiquei muito feliz...rs. Abraços e grato pela visitinha...rs.

    Fred - Hahahahaha..vc é bonzinho..paraaa...rs.
    Abraços.

    Jan Bispo - Graças a Deus que os bons são maioria né???rs Seria péssimo viver em um mundo com mais gente ruim...rs. Abraços e obrigado pelo carinho.

    S.A.M - Com certeza a vilania sempre atraiu audiência seja para as novelas como para os jornais...rs. Abraços e grato pelo carinho em vir ao Lua.

    GRATO POR TODAS AS VISITINHAS, ESTIVE UM POUCO AUSENTE COM ALGUNS PROBLEMAS MAS TÔ VOLTANDO DEVAGARINHO. BJSS.

    ResponderExcluir
  11. ser vilão sempre eh mais interessante...

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.