24 de ago. de 2012

JÓIA RARA


Esta semana tive o privilégio e felicidade de assistir ao show da cantora Leny Andrade. Pra muitos este nome não diz nada, mas para aqueles mais atentos e conhecedores da boa música popular brasileira este nome com certeza será lembrado. Leny é uma cantora das antigas, da bossa nova, carioca da gema, 69 anos e que tem uma carreira consolidada no Brasil e no exterior tendo morado boa parte de sua vida nos Estados Unidos e México. Leny é de uma personalidade especial, carismática e de uma sofisticação musical rara nos dias de hoje. Fui a muitos shows em minha vida. Sempre amei música e fui acostumado a ouvir de tudo um pouco. Lá em casa era um espaço extremamente democrático e estimulante. Graças a Deus tive a oportunidade de assistir muitos shows ( Marisa Monte, Bethânia, Caetano, Gal, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Marina...entre outros) e posso dizer sem dúvida nenhuma: Leny Andrade é uma das grandes vozes que o Brasil possui. Para minha tristeza e espanto muitas pessoas não a conhecem ou não ouviram falar dela, uma mulher que faz um sucesso enorme nas boas casas de Jazz do mundo, cantora celebradíssima no famoso Blue Note de N.Y, enfim Leny é uma dessas jóias preciosas raríssimas e de um timbre rouco-aveludado que tem uma afinação especial ao cantar. Este post é pra homenagear uma mulher tão importante para a história musical do Brasil, que ajudou a formatar a bossa-nova, que tem formação em piano clássico e que deveria ser considerada um patrimônio nacional. Este post também é pra dizer da minha tristeza em ver que a massa ainda está tão alienada musicalmente falando, tão engessada nos Telós, Calypsos e Paulas Fernandes da vida que não consegue ampliar seus conhecimentos musicais. O Brasil talvez se renda ao talento de Leny depois que a mesma morrer, assim como fez com Tom Jobim que nunca teve o reverencimento que merecia de fato. Um país que não reverencia os seus, esquece sua própria história.

Lindo fim de semana a todos. Beijooos.

12 comentários:

  1. Fico encantado com seu bom gosto musical e como vc é antenado para com jóias raras como esta ... parabéns querido ... Leny é fenomenal mesmo ... um privilégio e tando este seu ...

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz quando encontro pessoas como você que possuem extrema sensibilidade e bom gosto. Obrigado meu amigo querido, pelo carinho constante e por ser esta pessoa tão especial que você é. Beijos e lindo fim de semana.

      Excluir
  2. Eu já conhecia, mas dias atrás fui lembrada de que ela ainda está na ativa. Quem fez isso foi um outro amigo virtual, um músico também.
    A voz dela realmente é divina e o estilo jazz, bom demais.
    Bom post Edilson, como sempre.
    Beijos querido e bom fds pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que você sabia...hahahaha.

      Ela é maravilhosa mesmo e merecia ser mais citada na mídia que parece só ter olhos pro Gusttavo Lima, afeeee...rs.

      Beijos e lindo fim de semana.

      Excluir
  3. Bom gosto musical é bom gosto de vida!
    Refinamento não é esnobismo!
    É apurar os sentidos, comparar e perceber que o elaborado e o simples são diferentes do senso comum!
    Leny é refinamento!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Concordo totalmente com você, bom gosto é apurar os ouvidos, sentidos, paladar, enfim bom gosto é um construir.

      Leny é refinamento e beleza.

      Beijo e obrigado pelo carinho de sua visita.

      Excluir
  4. faltou colocar ela cantando né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tanto vídeo dela no Youtube, honey...rs

      Abraços e linda semana.

      Excluir
  5. Vixi... não conheço! Vou dar uma pesquisada pra ver como ela canta, certo?!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosa, pode ter certeza disso...rs.

      Abraços e linda semana.

      Excluir
  6. ela ta parecendo o Cauby Peixoto nessa foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Para de ser maldoso, pessoa má...rs

      Linda semaana. Abraços.

      Excluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.