23 de set. de 2012

A ESCURIDÃO NÃO GOSTA DA LUZ


Este fim de semana (mas precisamente na sexta-feira) travei um diálogo com um psicólogo conhecido e uma colega de serviço e falávamos sobre as questões de doenças emocionais como depressão, ansiedade e afins e dizia para este psicólogo que a explicação validada pelos olhos da Ciência é que a depressão é causada pela diminuição de seretonina no cérebro que afetaria diretamente os neurotransmissores e gerariam na pessoa em questão os sintomas de depressão que já temos conhecimento como: apatia, falta de intereese por atividades sociais, inapetência, pensamentos negativos e mórbidos, enfim uma série de fatores que denotam se um indivíduo está ou não manifestando um quadro de depressão. Claro que sabemos que existem os psicotrópicos, terapia e outros meios de se combater a depressão e as doenças emocionais, mas acho também de suma importância que a pessoa acometida desta doença procure melhorar pra si mesmo buscando a espiritualidade dentro dela mesma. Às vezes tratamos algumas doenças combatendo seus efeitos com um caminhão de medicamentos, mas precisamos cuidar da parte espiritual, devemos cuidar da nossa saúde mental a alimentando com bons pensamentos, bons amigos, livros, música, filmes, passeios, enfim precisamos nos munir com coisas boas pra combatermos a doença.

Alguns poderão dizer: não tenho amigos, o que faço? Diria que é o momento de buscar se conhecer melhor. Tem pessoas que reclamam de solidão, mas não procuram fazer amigos. Tem pessoas que buscam desesperadamente o amor, mas nem ao menos se conhecem de fato. Quando a gente passa a se valorizar mais, a querer coisas boas, pessoas boas, energias boas eu tenho absoluta certeza que as coisas mudam. Momentos difíceis todos passamos. Uns são felizes profissionalmente, outros no amor, mas dificilmente vemos pessoas que são de fato plenamente satisfeitas de forma integral.

Talvez nunca venhamos nos sentir completos, inteiros, satisfeitos de fato. Nietzsche já dizia que viver é a eterna roda dos desejos que jamais nos sentiremos plenos porque sempre estaremos em busca de algo.

O que posso dizer? Viver dá trabalho, é complexo e maravilhoso. Não desistam de si mesmos, nem dos seus sonhos (por mais loucos que sejam), não deixem de acreditar no outro, ninguém é perfeito e inevitavelmente vamos magoar outro alguém e vive-versa, mas preencha o vazio que por ventura apareça em seu coração com espiritualidade, fé, alegria de viver e amor, porque energias negativas não conseguem vencer o poder de Deus e nem do amor.

Lembrem-se: A escuridão não gosta da luz, por isto cerquem-se de coisas boas, de luz e se espiritualizem porque o caminho da luz, é o conhecimento de si e do outro.

LINDA SEMANA E MUITA LUZ

14 comentários:

  1. Sim, luz para viver é indispensável ... nem q seja a de um simples abajur ... Belíssima contextualização queridão ...

    beijão para os dois aí ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bratz:

      Fico feliz que tenha gostado do texto, ele surgiu de repente e foi fluindo naturalmente...rs.

      Linda semana. Beijos, meu amigo.

      Excluir
  2. Texto simples, bonito e profundo! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz:

      Ebaaaaaaaaaaaaaaaaa...rs vc veio...hehehe.

      Linda semana. Beijão.

      Excluir
  3. vc começa a falar sobre depressão e seu aspecto clínico, ai termina falando sobre solidão e amizade? são dois textos falando sobre assuntos completamente díspares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São???rsss

      Acho que está tudo interligado, não?rs

      Abraços querido e linda semana.

      Excluir
  4. Adorei o texto, Edil! Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido o texto.

      Abraços e linda semana.

      Excluir
  5. Já comprei uma lanterna. Serve???? Hahahahahaha! Textinho iluminado, hero-friend!!! Hugzones, Edilsito! Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve...rsss fico feliz que tenha gostado my superheroiluminatorfriend.

      Abraços e linda semana.

      Excluir
  6. Falou tudo. Hoje em dia só não faz amizade quem não quer. Antigamente, na época do Bratz era da turma do 1 real, ainda havia desculpa, mas hoje em dia, não !

    Abraço ! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo...mas que história é esta de 1 real? kkkkkkkkkkkkkkkk

      Abraços, querido.

      Excluir
  7. belo texto, edilson. é por aí mesmo.
    e a felicidade está dentro da gente, nada de procurar do lado de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Railer:

      Fico agradecido pela sua presença aqui no Lua e é bom saber que um texto assim agrada tanto os leitores.

      Abraços, querido.

      Excluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.