13 de out. de 2012

BRASIL E SEUS CONTRASTES


Talvez por viver em um país que aparentemente "diz nâo ser racista", celebro todas as conquistas dos negros no Brasil e faço esta postagem para homenageá-los e aproveito a deixa para dar mais uma cutucada nos autores de novela e a mídia de forma geral. Alguns negros se destacam no país em diversos segmentos, mas nas novelas (sobretudo ás da Globo) os artistas negros ainda ganham papéis secundários, sâo escravos, empregadas domésticas, motoristas de ônibus, rappers, enfim, ainda nâo atingiram um nível de riqueza e poder que gostaria de ver em um folhetim. Raramente vemos um negro ocupando papéis de destaque na sociedade e as novelas nâo fogem muito a regra. Ver o juiz Joaquim Barbosa hoje brilhando na magistratura e tendo tanta repercussâo em todas as mídias( por conta de ser um dos relatores do mensalâo) me faz pensar em como o Brasil ainda precisa incluir os negros em todas as esferas político-sociais.


MILTON GONÇALVES UM GRANDE ARTISTA.


O CARISMA E COMPETÊNCIA DE GLÓRIA MARIA.


A BELEZA ESTONTEANTE DA MODELO E ATRIZ CRIS VIANNA.


NEUZA BORGES UMA DAS GRANDES ATRIZES DA TV QUE MERECIA MUITO MAIS DESTAQUE NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA.


TAÍS ARAUJO UMA DAS POUCAS ATRIZES NEGRAS DE MAIS DESTAQUE NO PAÍS.


O ATOR E CANTOR SEU JORGE UM DOS GRANDES, RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE.


O BRASIL DEVERIA REVERENCIAR MAIS ESTA SUPER ATRIZ ZEZÉ MOTTA.


A VOZ E A BELEZA DE NEGRA LI.


GILBERTO GIL O PRIMEIRO ARTISTA A TORNAR-SE MINISTRO DE CULTURA DO BRASIL.


No Brasil celebra-se a pluralidade de raças nas certidôes de nascimento, mas no dia-a-dia ainda falta que a sociedade valorize as pessoas pelo que elas sâo e nâo por suas etnias.. Em minha certidâo diz: moreno-pardo, alguns me chamam de mulato, outros apenas de "moreno". Nos EUA que eu saiba nâo existem estas sub-divisôes de raças que existem aqui, mas vemos uma quantidade enorme de artistas negros tendo bastante êxito e ganhando muito dinheiro mostrando que eles tem inteligência, beleza e carisma para conquistar as coisas. Me pergunto quando o nosso país terá uma "Oprah"? Ou cantores negros que se destaquem como Beyoncé, Rihanna, Alicia Keys, Jay Z, Usher? Quando o Brasil vai valorizar modelos negras como o resto do mundo valoriza Naomi Campell, Tyra Banks e Iman? Quando este país vai valorizar de verdade artistas do porte de Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Taís Araújo. Fico profundamente desapontado quando vejo artistas nâo sendo valorizados como deveriam.

LINDO FIM DE SEMANA A TODOS. BEIJOOOS.

14 comentários:

  1. [Para o seu pesadelo, estou de volta muahahahahah].


    Querido, que saudades de você e desse espaço acolhedor, sincero e delicioso! Demorei, mas estou de volta.

    Então, eu particularmente não assisto novelas, porém o mais engraçado que seu eu tiver de escolher entre várias atrizes, por exemplo, 80% das que eu adoro são negras. Não por serem negras, mas pela capacidade que possuem.

    O Brasil é um país carnavalesco por excelência. Vivemos em uma sociedade que usa máscaras, importa uma ideia X e que na prática nem de perto chega. Aqui, quanto mais se avança um passo, regride-se dois. Ainda...

    E sinceramente, novela é um modelo de esteriótipos que jamais poderão mudar radicalmente, senão a grande massa não aceita e o ibope cai. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos:

      Apareceu o margarido olê olê olá...rss

      Olha realmente acho que ainda precisamos avançar muito nas políticas de inclusão dos negros em todos os segmentos da sociedade e só uma Educação forte e de qualidade é capaz disso.

      Abraços e linda semana.

      Obs: Não suma mais hein...rs.

      Excluir
  2. Muito bem colocado Edilson. Também fiquei bastante feliz pela presidência do STF ser concedida ao Sr. Joaquim Barbosa. Mais do que merecido. E sim, precisamos valorizar nossa raça mais bonita, a negra!
    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot:

      Precisamos avançar nas políticas de inclusão dos negros em todos os setores da nossa sociedade. A maior concentração de negros está na Bahia e lá ainda o negro não atingiu um padrão sócio econômico de destaque. Os negros e nordestinos precisam ser tratados com mais atenção e respeito em nosso país, eles ajudaram e continuam ajudando a transformá-lo em um país forte e desenvolvido.

      Beijos e linda semana.

      Excluir
  3. Mais de 100 anos depois da abolição da escravatura ainda somos ignorantes nessa questão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael:

      Muitos ainda carregam os preconceitos dos antepassados e são segracionistas quando não permitem que negros, nordestinos, gays, mulheres entre outros possam ascender na asfera social, política e econômica.

      Abraços e linda semana.

      Excluir
  4. o que eu vejo de diferente entre BR e EUA é que lá as pessoas são preconceituosas e racistas abertamente, aqui o racismo é escondido por trás de piadas de humor, não é algo explicito é muito mais simbólico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico:

      Os americanos e outros povos são racistas de forma clara e direta, sem rodeios (o que em minha opinião tb é muito triste). Aqui no Brasil existem os preconceitos e racismos velados que em meu parecer são ainda piores.

      Abraços e linda semana.

      Excluir
  5. Edilson sempre mandando bem! E falando do que precisa ser falado mesmo! Superconcordo e assino embaixo! Hugzones, hero-friend! E quem manda sair de férias e perder as brincadeiras do TPM... blé... hahahahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred:

      Acho que tenho o dever moral de dizer coisas que me angustiam e incomodam. Este texto já estava pronto em minha cabeça, só precisava ser digitado...rs.

      Abraços,mysuperherofriend e linda semana.

      Excluir
  6. recentemente vi um filme com Seu Jorge (A Casa de Areia) em todo seu esplendor... se é que você me entende...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho:

      Posso imaginar o que seria "o esplendor"...hahahaha.

      Linda semana, abraços querido.

      Excluir
  7. Sensacional! Muito boa a seleção que vc fez. Infelizmente, no Brasil, ainda existe esse tipo de preconceito, que na minha opinião, é um dos mais selvagens que existem. Será que é tão difícil entender que TODOS somos iguais e que tudo isso que vivemos é apenas algo passageiro, que devemos aproveitar ao máximo?!

    Boa semana, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo:

      Falou e disse, nem vou comentar teu comentário. Perfeitoooo.

      Abraços e linda semana.

      Excluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.