16 de out. de 2012

QUE EDUCAÇÃO???



Ontem muito se falou do "Dia do Professor". Vi pipocaram nas redes sociais homenagens das mais singelas as mais espalhafatosas. As mídias sociais também fizeram diversas matérias em função da data, mas eu me pergunto e hoje dia 16 de outubro? O que falaram? Talvez por ser notícia requentada deixe de ser algo bom de se falar e se esquece o assunto. O professor precisa não apenas ser lembrado e reverenciado no dia dele, os professores precisam ser lembrados 365 dias do ano.


Todo mundo sabe que sem ele não haveriam as demais profissões. Ele é o começo de tudo, ele que ensina e compartilha seu conhecimento com os demais, mas nossos governantes ignoram solenemente esta realidade. O governo quer uma massa burra e ignorante que ele possa manobrar e manipular a seu bel prazer. Um povo inteligente, articulado e politizado causa muitos dissabores. Um povo intelectualizado e consciente representa "uma ameaça a soberania do país", não é mesmo?rs

Nos idos nos 60 os patrulheiros do governo invadiam lares em busca de livros de teor "subversivo". Você pode entender por subversivo tudo que fazia as pessoas refletirem. Livros de pensadores, Marx, Engels, Nietczche, Sartre e afins eram queimados e seus proprietários eram espancados, presos e até levados para belos passeios de avião ( era comum a prática de atirar personas non gratas em alto mar). Portanto quem queria ter uma leitura "mais cabeça" precisava ter muito cuidado para não ter sua residência invadida pelos policiais da repressão.

A qual conclusão chegamos? Ler incomoda, estudar incomoda, ser politizado incomoda e isto incomoda até hoje. Muito se fala da democratização do ensino superior ás classes menos favorecidas, mas até que ponto as pessoas conseguem mesmo estudar no país? Até que ponto muitos estudantes largam a escola antes mesmo de completarem o ensino médio porque precisam ajudar no sustento de suas famílias?


Educação ainda não é prioridade no Brasil. Não é porque não interessa aos governantes que saibamos votar, isto seria prejudicial demais aos interesses deles, não é mesmo?

O Brasil é o 6 lugar em crescimento econômico ( considerado hoje umas das grandes nações em franca expansão econômica), mas 88 no ranking de Educação. Nosso Ministro de Educação disse em recente entrevista que investir mais de 10% em Educação comprometeria demais o PIB nacional, mas agora lhes pergunto: Os desvios frequentes e rombos nos cofres públicos não comprometem a economia nacional? Quantos bilhões já foram desviados e ninguém sabe e ninguém viu?

Enquanto tivermos um governo que não valoriza o professor lhe dando condições de dignas de trabalho e sustento veremos jovens perdidos usando drogas lícitas e ilícitas nas escolas, veremos professores sendo espancados por alunos revoltados, veremos pais e responsáveis irem as escolas tirar satisfação com eles porque seu filho teve nota baixa, enfim veremos toda sorte de situação envolvendo e desvalorizando ainda mais o papel do professor dentro de sala de aula.



Algumas esolas pretendem investir em equipamentos de segurança como câmeras dentro de sala de aula para inibir os bullyngs e agressões físicas a alunos e professores, mas em meu entendimento deveriam investir em Educação de base da 1série a conclusão do ensino superior, pois só assim teremos motivos e orgulho de celebrar o dia dos professores.

Obs: Imagens reitradas do Google.

12 comentários:

  1. Ai, querido, aí no Brasil as coisas são feitas de uma forma tão errada! E o cuidado com a educação e a saúde são os maiores exemplos. Será que algum dia isso vai mudar?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesinha:

      Sinto em pensar que não; em função do povo ser tão conformista e alienado, enfim...rs

      Abraços, querido.

      Excluir
  2. menos homenagens e mais valorização real e de fato, com alunos mais "civilizados" e salários mais dignos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico:

      Exatamente! Menos bajulação e salários melhores.

      Abraços, querido.

      Excluir
  3. desde que me entendo por gente que escuto falar isto e até agora nada mudam! nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho:

      Nada muda mesmo, cada dia ficamos mais sem esperança.

      Abraços, querido.

      Excluir
  4. só concordo com o q vc disse. e com o Frederico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foxx:

      Que bom querido, fico feliz que comungue de nossas ideias.

      Abraços.

      Excluir
  5. Eu - que sou cria de professora - sei e entendo bem do que falas! Educação é a saída... basta as pessoas entenderem isso, nzé? Mutcho bom, hero-friend! Hugzzzzzzz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred:

      Muitoi triste ver a situação de quase mendicância do professorado implorando melhores condições salariais e de trabalho, uma vergonha total.

      Abraços, mysuperherofriend.

      Excluir
  6. Minha casa é um reduto de professoras, euzinha incluída, mas não praticante; e infelizmente só posso concordar contigo amigo.
    Os investimentos deveriam ser feitas em educação, inclusive, numa boa remuneração para uma classe tão desvalorizada, mas que deveria ser raiz de um país dito, progressista.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot:

      Está realmente entristecedora a sitaução da Educação no Brasil, uma lástima total.

      Beijos sualinda.

      Excluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.