20 de jun. de 2010

MULHERES DE LUZ

O cinema (ou cinematografia), abreviação de cinematógrafo, é a técnica de projetar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento ("kino" em grego significa movimento e "grafos" escrever ou gravar), bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas ou não, com esta técnica. Ele é simultaneamente arte, técnica, indústria e mito.
O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que tem sido atribuído aos irmãos Auguste e Louis Lumiére mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que teria perdido a patente, de novo registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.

O tema desse próximo post diz respeito a uma das minhas grandes paixões, que é o cinema e suas sedutoras protagonistas. A sétima arte exerce uma grande influência em minha construção cultural e acredito que isso não seja diferente com vocês, não é mesmo? A vida é feita de um grande mosaico de sensações e momentos, e esta arte contribui de forma significativa para a construção da formação pessoal de cada um de nós. Quantas vezes assisti a filmes que não apenas me emocionaram como também despertaram em mim o senso crítico, o olhar apurado sobre determinado assunto, e me fizeram entrar em várias situações de questionamento pessoal. Acredito verdadeiramente que somos a soma de todos os valores aprendidos e apreendidos ao longo de nossas vidas. A sétima arte possui vários papéis dentro da sociedade: serve para contestar, despertar a indignação, fazer refletir, emocionar e nos entreter. Tem um papel de suma importância, uma vez que desperta no ser humano o poder de pensar e repensar a sociedade em que vive. Através de gerações, os filmes têm desempenhado o grande papel de passar a limpo as verdades mais inconvenientes e ajudar na construção da consciência crítica dos indivíduos. As mulheres do cinema mostraram, mostram e continuarão a mostrar a evolução da espécie neste segmento e são um retrato fidedigno da vida. Se antes se mostravam mais recatadas, retraídas, submissas e consequentemente até mais ingênuas, o que vemos hoje é a representação de uma mulher forte, imperiosa, altiva, cheia de vontades, dinâmica, independente e realizada. O sexo “frágil” de hoje, ao contrário de muitas que foram retratadas no passado no cinema, não se cala, nem se dobra, não aceita o que não lhe convêm, tem voz para gritar e se fazer ouvir. Nem todas foram ou são Bettes, Joans, Marlenes e Gretas, algumas foram bem mais subservientes e neutralizadas pela força quase brutal da figura masculina. Algumas desafiaram costumes, etiquetas, e mostraram em suas vidas, tanto artísticas como na vida real, que era possível impor suas vontades, excentricidades e ainda assim se fazerem ouvir. Este post é dedicado a tantas que, com graça, beleza, magnetismo, carisma e acima de tudo muito talento, deixaram e deixam suas marcas registradas nas películas e garantiram seus lugares no olimpo das grandes mulheres. Fortes e inesquecíveis personagens e cidadãs do mundo, retratando o meio em que viviam e vivem, seus amores e dores. Elas exerceram e continuam exercendo um grande fascínio em milhões de pessoas mundo afora. Saudemos a genialidade e a capacidade delas, que deram, dão e continuam dando uma contribuição ímpar ao cinema e consequentemente à construção de uma sociedade mais rica, pensante e, por que não dizer, mais feliz? Divirtam-se.

Não deixem de conferir o vídeo abaixo, que relembra as grandes atrizes que Hollywood já teve, desde o início do cinema mudo até os dias de hoje:

Texto: Edilson Cravo
Arte: Pierre Willemin, sobre imagens extraídas do Google Imagens

15 comentários:

  1. Olá, meu querido amigo!

    Também sou apaixonada por cinema e adorei o post. O vídeo é magnífico!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Querida Dalva:

    Que bom vê-la por aqui, estava com saudades.O cinema é apaixonante mesmo, não tem como ficarmos alheios a sua magia.Bjão e linda semana.

    ResponderExcluir
  3. passando para desejar um bom fim de semana

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  4. Mulheres são simplesmente mulheres e conseguem nos marcar em qualquer lugar, inclusive no cinema!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza meu amado.
    Vendo este post nos deparamos com uma única realidade, a qualidade em cada detalhe e nas pessoas que entram em cena. Confesso que mtas vezes aprecio um cinema como num todo, pela história, pelos desfechos que ele proporciona.. E ao ver como vc mto bem salientou no post a importancia das mulheres, temos mais é que deixarnos envolver por toda essa magia feminina. Como é bom várias facetas e vislumbrar em meio a tanta beleza a arte presente em cada rosto, em cada vida. Post magnifico. Bjo! Excelente Semana

    ResponderExcluir
  6. Queridos:

    Pi - De antemão quero deixar meus sinceros agradecimentos por mais este presente que vc deu ao blog.Obrigado demais por seu talento e criatividade.Bjssss my dear.

    Insana - Fico feliz com sua visita.Linda semana...beijooooo.

    Três Egos - Obrigado o carinho de sempre.Gosto muito que os blogueiros se identifiquem com as postagens.Mulheres são vitais na vida de todos nós, pois elas tem a capacidade de gerar e nos dar amor por toda vida.Linda semana..abraços.

    Tiago - Que bom que você gostou da postagem.Eu só consigo realizar postagens tão incríveis porque conto com o luxuoso auxílio do meu partner.Agrademos os elogios....rs.Linda semana e obrigado o carinho.

    ResponderExcluir
  7. Que post lindo amigo!
    Apenas as grandes estrelas, as divas da sétima arte!
    Parabéns!
    Adorei mesmo!

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Eu vejo o cinema mais como uma forma de descontração. Não vejo com todos esses olhos, de arte e tudo mais... quero mais é ver sangue! Hahaha

    Mas não podemos esquecer que além de construir, o cinema também consegue descontruir as coisas muito bem quando quer...

    Beijos Edilson!

    ResponderExcluir
  9. De nada, Bô.
    Fico feliz por contribuir neste projeto que, eu sei, possui grande importância para ti.

    O blog é extensão da sua mente, espaço onde você pode se posiciosar sobre os assuntos que mais o agradam ou o importunam, em abordagens pra lá de singulares.

    Que bom poder ajudá-lo de algum modo (seja com uma montagem de fotos, um desenho ou um "help" no layout) a esculpir essas pequeninas reflexões sobre a vida que vc faz com tanto carinho!

    ó:
    S2
    ^.^

    ResponderExcluir
  10. Ei querido tem selinho pra vc lá no meu Cantinho, o nome do selinho é "Prêmio Dardos" e está no meu segundo post do dia 21/06, se quiser aceitar é só vc pegar lá, beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  11. nossa a video fantástico! ameu, nunca vi tantos rostos lindos juntos, as antigas só reconhi mt poucas, as atuais quase todas, mas o rosto mais perfeito é sem dúvida o da jolie...
    bjão

    ResponderExcluir
  12. gostei um monte do vídeo, não conhecia!
    Eu tinha uma sessão Diva da Semana, nas segundas la no blog, mas com o tempo eu parei, notei que quase todas estão no teu post!
    Questão de bom gosto!
    ;)

    ResponderExcluir
  13. AMO QUASE TODAS SÓ TIRARIA DUAS DAÍ DESSA COMPILAÇÃO.

    ResponderExcluir
  14. Queridos:

    Serginho - Obrigado o carinho, fico feliz que tenha curtido o post, o fiz pensando nos
    amantes de cinema como eu...rs
    Linda semana...abraços

    Lobo – O cinema tem uma contribuição ímpar na construção de um indivíduo, ele nos faz melhores
    Linda semana (sanguinário)....rs
    Abraços

    Cantinho She – Obrigado pelo selinho, depois vou lá pegá-lo...rs
    Obrigado o carinho de sempre...bjão e linda semana.

    Inside Me – Que bom que curtiu a postagem queridona, fico muito feliz em receber este retorno tão positivo dos amigos
    Linda semana...beijão.

    Rodrigo Teixeira – Que bacana que apreciou a postagem. Tenho certeza que o cinema ajuda e muito na construção de um mundo melhor, uma vez que nos faz refletir acerca de tantos assuntos.
    Abraço grande e linda semana.

    ResponderExcluir
  15. Ei, voltei pra te ler, e que post encantador exatamente como todas elas nos encantam, beijo, beijo!

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.