21 de jul. de 2010

DICAS DE FILMES

Para quem aprecia a bons filmes em um fim de semana frio e chuvoso seguem abaixo algumas dicas de recentes filmes que assisti no fim de semana:


1) 500(dias) com ela ( 500 days with Summer)
Já na capa do DVD o aviso aos incautos desavisados: “This is a not love story but a story about love.” O filme nos conta a delicada relação que Tom ( Joseph Gordon-Levitt) e Summer( a encantadora Zooey Deschanel) desenvolvem durante o desenrolar da trama. Tom acaba apaixonando-se por Summer, mas ela não apaixona-se por ele. O filme tem um marcador aleatório de tempo, oras avançamos,oras regredimos e assim vai sendo construída a dinâmica da película. Destaco sobretudo a trilha impecável do filme que nos faz viajar dentro de uma estória envolvente e especial. O mais interessante em minha opinião é a forma como o amor é retratado, pois ele surge de forma unilateral e Tom precisa aprender a lidar com a frustração de viver um sentimento não correspondido. A idéia do filme dá supercerto porque ele foge das estórias românticas clichês, pois nos mostra um outro ângulo do amor.
Direção: Marc Webb, EUA, 2009 (Romance)

2) De repente, Califórnia (Shelter)
Algum tempo tempo atrás ouvi falar desse filme entre alguns amigos blogueiros, mas só neste fim de semana pude assisti-lo.
Eu como sou um romântico assumido e inveterado(rs) devo confessar que fiquei encantado com a estória. Não vemos grandes atuações ( nada digno de Oscar), não é nenhuma superprodução blockbuster de arrebatar multidões ao cinema, mas acho que o trunfo maior do filme é exatamente essa informalidade e o despojamento com o qual foi feito. A estória narra a descoberta da sexualidade do personagem central Zach (Trevor Wright) que acaba se apaixonando pelo irmão mais velho de seu melhor amigo Shaun (Brad Rowe). As questões centrais giram em torno do dilema que ele vive: Dar vazão para este sentimento novo? Será possível mudar o rumo que a vida dele tomou ou continuará vivendo a vida da irmã ou invés de lutar por seus sonhos? O filme foi uma grata surpresa, não é apelativo, não é vulgar em nenhum momento, e acima de tudo dá ao amor a dignidade que ele merece. Filme indicado aos que acreditam no amor e tem sonhos.
Direção: Jonah Markowitz, EUA, 2007

3) Suplício de uma saudade ( Love is a many splendored thing)
O filme narra a estória de amor entre um correspondente de guerra (o brilhante Willian Holdem) e a médica eurasiana (Jennifer Jones). Tudo isso em meio a guerra da Coréia do Norte. O amor dos dois resistirá e sobreviverá as dificuldades da vida dele? Ele será aceito pela família asiática dela? O amor prevalecerá em tempos de guerra? A trilha sonora é impecável e ganhou o Oscar de 1955. A canção principal dá nome ao título do filme. Um filme para fortalecer dentro de cada um de nós a convicção que amar vale muito à pena. Superecomendooooo.
Direção: Henry King, EUA, 1955.

4) Dias de Outono (Akibiyori)
Como mais um obra-prima de Ozu o filme nos fala da delicada relação de amor e amizade que uma mãe tem com sua filha. Depois do falecimento de Miwa (marido de Akiko – Kuniko Miyake) os amigos do falecido resolvem que já é o momento certo de casar a filha de Akiko, a doce Ayako (Bobuo Nakamura). A questão crucial é que Ayako não quer se casar porque não deseja separar-se de sua mãe. O filme narra de uma forma magistral a relação cheia de ternura e amor que mãe e filha tem em comum. Nos tempo de hoje, ver uma amizade de mãe e filha da forma como as que assistimos, realmente nos mostra o quão nós ( ocidentais) precisamos aprender com os orientais. Lição de beleza e sutileza que Ozu nos brinda com essa película. Ele narra o cotidiano de forma magistral e poética.
Direção: Yasujiro Ozu, Japão,1960

19 comentários:

  1. Ai, mais super dicas, uhulll! Adoro filme japones, tudo que for diferente assim, aiai, viajo! (é japones neh?) rs bjuu!

    ResponderExcluir
  2. qta formosura nas indicações ... filmes de primeiríssima qualidade ... assisti e recomendo ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Já ouviu a banda da Zooey? She and Him? É fofo como ela.

    Adorei os filmes.

    bjão!

    ResponderExcluir
  4. como sempre, ótimas dicas!! Com certeza vai para a minha lista....hehehe

    Abs ;-)

    ResponderExcluir
  5. dicas maravilhosas!
    suplício de uma saudade é um dos grandes filmes românticos de todos os tempos!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Meu querido,
    Saudade de passar aqui. Gostei dos comentários lidos. E com relação filme Shelter vc foi brilhante e preciso eu e Alê vimos e o filme valeu pelo TOM dado ao amor e sua beleza.
    Grande bju nosso vamos ver alguns dos outros que vc citou já foram bem comentados.
    Jay e Alê

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Edilson, que listão, hein! Caprichou mesmo...

    Bom, vamos por partes... hehehehe! (500) Dias com Ela, pra mim, foi o melhor filme do ano passado. Me identifiquei muito com o Tom, afinal, quem não teve uma Summer em sua vida? Shelter (me recuso a chamar um filme com um título original tão bonito de "De Repente, Califórnia") também foi indicação de um grande amigo blogueiro. Não o considero um clássico, como alguns, mas um filme do coração, sabe? Primeiro pelo final, tão incomum em histórias com protagonistas gays. Segundo, pela leveza: o filme te deixa pra cima, com aquela trilha sonora maravilhosa! Terceiro: a mensagem. Abrigo é o que todos procuramos, né? Mas falei dele lá no "Diz", quando puder, dá uma olhada: http://marcelo-antunes.blogspot.com/2010/05/cabecas-raspadas-e-toda-maneira-de-amar.html
    Suplício de Uma Saudade e Dias de Outono, por fim, são dois clássicos! Adoro a Jennifer Jones, que nos deixou no fim do ano passado, e o tema de Dias de Outono é muito terno. Aliás, preciso revê-lo!

    Um grande abraço! E apareça no "Diz"! Saudades de seus comentários...

    ResponderExcluir
  8. hummmmmmm...adorei as dicas
    só assisti ao primeiro filme
    >)
    procurarei os outros paras os proximos fds...
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Queridos:

    Renato - Veja todos os indicados, são bárbaros e especiais. Cada um a sua maneira nos enriquece e nos torna melhores. Abraços grandes.

    Paulo - Que bom que você assistiu, assim pode servir de "selo de qualidade" pra mim...rs
    Abraços grandes.

    Wans - Ainda não ouvi,nem sabia que ela tinha uma banda..rs Pirei com a trilha sonora do filme que coisa boa. Abraços e obrigado o carinho de sempre.

    Binho - Anote com carinho as dicas, pois são incríveis mesmo. Abraço bem grandeeee..rs.

    Serginho - Eu queria compartilhar com os leitores do Lua as dicas, pois achei tão bacanas esses filmes. Obrigado o carinho de sempre..abraços grandes.

    Jay e Alê - Obrigado o carinho meus queridos. Eu acho que tudo que é bom a gente precisa compartilhar com as pessoas queridas e como tenho um carinho enorme com todos que aqui vem resolvi indicar tais filmes. Grandes abraços aos 2.

    Marcelo - Que bom querido que você gostou das dicas aos leitores. Bem, como pode perceber sou bem eclético em relação a filmes. Vejo desde comédias despretensiosas a grandes clássicos. Cinema é uma das grandes paixões da minha vida. Um grande abraço, irei visitá-lo ok?

    ResponderExcluir
  10. estas idas e vindas aqui estão a me deixar com calos nos dedos, mas fazer o que né? rs ... tenho que agradecer o seu carinho por lá ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  11. Já assisti Shelter é meuito bom mesmo, quanto aos outros vou procurar!
    Abraçooo!

    ResponderExcluir
  12. só filmes ótimos.
    Adorei todos!
    Que bom gosto, heim, guriii!

    beijo pra ti

    ResponderExcluir
  13. eu gostei dos 2 primeiros, kero verrrrrrrrrr... bjão edilsonnnnnnnnnnnnnnnn.

    ResponderExcluir
  14. E reza a lenda que esse fds vai ser sinistro de tanta chuva... da-lhe filmes!

    Achei Shelter super fofo...

    Beijos Edilson!

    ResponderExcluir
  15. Adoro essas dicas!!!
    Agora... serei eu uma mutação agropecuária?? Uma vaca galinha? Uma Vacalinha!!!! Hahahahaha!!!!! Hugzzz!

    ResponderExcluir
  16. Olá Edilson. Cai aqui no seu blog e curti bastante. E percebi que meu blog (Cleytudo) está na sa lista. Obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Obrigado mais uma vez pelas dicas! Só assisti de repente california destes daí...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Queridos:

    DESCULPEM PELA DEMORA, ESTIVE MUITO OCUPADO ESSES DIAS MAS ESTOU RESPONDENDO A VCS...RS

    Paulo - Precisamos prestigiar quem nos faz bem,não temos?rs Lindo fim de semana... abração.

    Vanderson - Que bom que você se animou a procurá-los, aposto que não vai se arrepender.
    Abração e lindo fim de semana.

    Rodrigo - Fico feliz com os elogios, sou amante das coisas boas, só isso...rs Lindo fim de semana... abração.

    Yzzie - Veja todos e depois me diz o que achou,ok? Lindo fim de semana... beijosss.

    Lobo - Quando faz um friozim desses, nada melhor que uma boa cia e um bom filme. Lindo fim de semana.. abraços.

    Vaca - Vagalinhaaaaa.....hahahahaha. Adorei isso. Lindo fim de semana... abraços queridão.

    Cleyton - Há algum tempo atrás já tinha favoritado seu blog, gosto muito das coisas que escreve. Obrigado pelo carinho. Lindo fim de semana... abraços.

    Três Egos - Imagina queridão, espero que consiga assistir a todos e depois me conta o que achou,ok? Lindo fim de semana.. abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Vim visitar teu Blog pelo blog da minha querida amiga Majoli adoro ela e gostei de ver as sugestões de filmes
    Bjs e uma boa semana

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.