31 de out. de 2010

SAUDEMOS NÉLIDA

Hoje o Lua indica o excelente livro da acadêmica Nélida Pinon que com maestria e rara beleza conta em "Coração Andarilho" sua biografia. Ler este livro é mergulhar no universo riquissímo da escritora brasileira que é uma das mais renomadas mulheres da cena das letras em nosso país. Nem sempre a forma dela escrever é muito fácil, em alguns momentos senti uma certa dificuldade mediante a um portuguès impecável e formalíssmo. Nas 350 páginas Nélida nos brinda com a história de sua vida e fala com total devoção e amor dos seus avós, pais e familiares.Conta-nos da importância que a literatura teve e tem em sua vida, como nasceu a paixão pela leitura e em como a literatura universal agrega maravilhas ao desenvolvimente pleno e sadio de nossa civlização. Fico impressionado de perceber como Nélida (está na faixa dos 80 anos),  mas continua antenada, é uptodate e ligada as transformações socio-históricas do Brasil e do mundo. Ontem por incrível que pareça, mudando de canal me deparei com uma entrevista dela no canal SESC TV (parceira da TV Cultura) e fiquei ainda mais apaixonado pela beleza e força da palavra de Nélida. Uma mulher que verdadeiramente é o reflexo vivo da cidadã do mundo. Em determinado trecho da entrevista ela disse algo que achei sublime: "Quero descobrir as roupas que vestem o ser humano e descubrí-los, pois conhecendo o outro acabo me conhecendo". A lucidez da escritora mostra o porque dela ser tão premiada e tão renomada dentro e fora do Brasil. Apesar das ascendências portuguesa e espanhola, Nélida se mostra brasileira e apaixonada pelo seu país de origem. Indico aos queridos leitores do Lua " Coração Andarilho" lição de amor as palavras, pois em muitos momentos da leitura senti que Nélida as acaricia de verdade. Senti mais uma vez muito orgulho de ser brasileiro e saber que existem mulheres brilhantes como ela em meu país. Beijooo a todos e linda semana.

(Edilson Cravo)

10 comentários:

  1. adoro.


    Meu blog é novo sera que poderia passar la e comentar?
    se gostar do conteúdo e do blog, podeira seguir? *0*
    desculpa a divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Queridos:

    Foxx - Adorei seu blog. Me link e me segue, farei o mesmo...rs. Linda semana. Abraços.

    Picup - Já fui lá te visitar...rs. Linda semana querido e boa sorte com teu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. primeiro, eu to me sentindo no espaço quase beijando a luaaaa e boquiaberta =O
    adorei o visu ^^ showwwwwwww de bola,
    segunda, a escritora promete, espero ter oportunidade de ler sua obra logo, bjsss, meu cravo ^^

    ResponderExcluir
  4. Queridos:

    Yzzie - Obrigado pelo carinho. O visù tá mara né?rsss Eu tb acho...rs. Beijão e linda semana.

    Wanderley - Imagina, adoro compartilhar com vocês minhas descobertas. Abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
  5. Super anotada essa dica!!
    Abraçooooo!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, ótima recomendação!

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. engraçado que li algo de Nelida Pinon há muito tempo, e não consigo me lembrar qual livro foi...terei que pesquisar a bibliografia dela pra me lembrar...que vergonha!!!

    Gostei demais do seu template...e muito do gato que de mexe no cabeçalho do blog...um dia me explique como conseguiu a animação...rs. Sou um ogro nessas questões..

    abração...bom feriado.

    ResponderExcluir
  8. Queridos:

    Vanderson, pode ler sem medo de ser feliz rs. Linda semana e um abraço.

    Ana, fico mto feliz q os leitores do Lua tenham aprovado o novo layout, foi feito com mto carinho por meu querido Pierre. Pode deixar q vou sempre visitá-la. Bjão.

    Três Egos, adoro poder indicar coisas preciosas a vcs. Linda semana! E um gde abraço.

    Rafael, acredito q o livro de q vc ouviu falar é o superpremiado Vozes no Deserto (tbm estou querendo lê-lo), infelizmente informações sobre layout e outras cositas más, não dependem de mim, a mente criativa do blog é o Pierre. Apenas me encarrego dos textos e das postagens, mas quase toda parte gráfica é dele. Abraços e linda semana.

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.