30 de jan. de 2011

BOAS LEITURAS

Acho que não é novidade nenhuma para os leitores do Lua que sou apaixonado por música e leitura e resolvo compartilhar mais uma vez com vocês algumas boas leituras que fiz recentemente. Espero que curtam o post e aproveitem as dicas.
Desonra (J.M.Coetzee). O autor J.M Coetzee narra de forma brilhante e muito inteligente a questão de como ficaram os relacionamentos do Homem negro com o Homem branco numa África do Sul pós-apartheid. Um professor sul-africano cinquentão é demitido da universidade que leciona após um desastroso relacionamento com uma aluna sua e desmotivado por ver sua carreira acabada resolve ir morar junto à filha lésbica numa fazenda no interior. Um episódio trágico marca a trama, e o autor nos convida a refletir sobre quem invadiu a terra de quem. Quem é o invasor de fato? Quem é o algoz e quem é a vítima? Leitura indispensável aos amantes da boa leitura. Coetzee ganhou o Nobel de Literatura em 2003.

Trem noturno para Lisboa (Pascal Mercier). O livro é narração de um professor suíço infeliz que resolve num belo dia, depois de um encontro insólito com uma mulher em uma ponte, repensar sua própria vida, abandona a vidinha que considera “medíocre e sem força” e vai a Lisboa em busca da verdadeira história do autor que ele está lendo, acreditando que, ao desvendar tal história, estará de certa forma dando sentido à própria existência. O livro vendeu mais de 2 milhões de exemplares; ao lê-lo, entendi o porquê da adesão do público. O ritmo em alguns momentos é um pouco lento, o autor é bastante descritivo, mas eu o aconselho aos leitores do Lua.

Desconforme-se (Marcelo Mello). Este autor novato está em seu segundo livro (o anterior é Descomporte-se) e nos convida a analisar diversos assuntos que ele propõe de forma muito bem-humorada e vai desmistificando muitas ideias que as pessoas já têm estabelecidas sobre diversas situações. O que mais me chamou atenção ao ler esse livro foi a forma tão descompromissada como Marcelo o escreve. Ele é um cara de bem com a vida e tem uma lucidez incrível ao falar dos assuntos de forma inteligente e muito ácida. Ele tornou-se mais conhecido do grande público após sua aparição no programa do Jô Soares na tevê Globo. Super-recomendo. Divertido, leve e reflexivo (por que não?).

Quem me roubou de mim? (Pe. Fábio de Mello). O autor dispensa maiores comentários, pois todos já o conhecem. O livro é interessante, pois nos convida a refletir sobre até que ponto “vendemos” nossos sonhos e nos distanciamos de nós mesmos no momento em que abrimos mão de nossa individualidade. Confesso que em alguns momentos o livro torna-se um pouquinho enfadonho, quando aborda questões religiosas, mas no todo é uma boa leitura. É daqueles livros que a gente pode pegar uma caneta marca-texto e grifar o que mais nos chama a atenção. A frase que mais me impactou foi: “ Não procure a pessoa ideal, procure a pessoa certa”. Recomendo a leitura, não é autoajuda(rs) é um livro revelador e bastante reflexivo.

Espero que apreciem as dicas.
Beijossssss e linda semana!

8 comentários:

  1. Olá Edilson
    Ando numa preguiça mental de dar medo. Preciso voltar a ler urgentemente. Valeu pelas dicas.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas. Adoro ler.

    Nosso encontro é sábado agora. E aí, vc vem?

    Anote meu email: bilybrown@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Queridooooooooo fiquei muito feliz com a oportunidade de poder te dar Cabra Cega e ainda vai autografado, EVIDENTE! (hehe)
    Adorei o post! Saudades daqui!
    Estou te passando um e-mail para acertarmos os detalhes!
    Bjo, bjo!
    She

    ResponderExcluir
  4. Queridos:

    Wanderley - Xôoo preguiçaaaa e vai ler menino...rs
    Abraços e boas leituras.

    Wans - Infelizmente não vou conseguir ir porque aconteceram uns imprevistos mas se Deus quiser virão outras oportunidades. Abraços.

    Sheilinha - Feliz fiquei eu de ganhar o livro..hahahaha. Autografado ainda? Adorooo...rs
    Beijooos e esta semana ainda te mando as instruções pelo email q me mandou ok? Bjss.

    ResponderExcluir
  5. querido eu tinha te falado sim que ia dia 02 es ficaria até o dia 08 ... mas está em tempo ... se der aparece sim ... o encontro vai ser no dia 05 no Santa Sede ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Estou lendo " Mistérios e Magias do Tibete" Livro fantástico!!
    Carla Fernanda
    Passando por aqui para uma visita e fiquei seguisora. Muito prazer!

    ResponderExcluir
  7. Otimas indicaçoes.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  8. Queridos:

    Paulo - Infelizmente não vou conseguir ir encontrá-los porque aconteceram uns imprevistos por aqui mas não faltarão outras oportunidades no decorrer do ano,né?rs Abraços e aproveite bastanteee depois conte-nos tudo...rs.

    Carla - Obrigado pela visita e por estar me seguindo. Nada mais gratificante que o carinho de novos amigos do Lua. Bjsss e volte sempreee.

    Insana - Obrigado queridona fico mtooo feliz que tenha apreciado as dicas (foram de coração).Bjsss.

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.