24 de ago. de 2010

MOVIEMANÍACO

Assisti ao maravilhoso “Querido John”( Dear John) e resolvo compartilhar com vocês as minhas impressões sobre o filme. O diretor sueco Lasse Hallstron tem a sutileza de mais uma vez dirigir de forma primorosa um trabalho de sensibilidade e bom gosto raros nos dias hoje. A história gira em torno dos protagonistas Savannah Curtis (a sempre ótima Amanda Seyfried) e John Tyree ( Channing Tatum), que se conhecem de forma inesperada na praia e sentem uma afinidade quase imediata. Impossível não nos encantarmos pela imagem tão bonita de Amanda sorrindo, seus olhos tão expressivos, seu carisma nato para emprestar à Savannah a delicadeza e a força da personagem. Channing também mostra uma interpretação tocante ao sério militar que serve aos EUA em missões pelo mundo e luta internamente para aceitar a doença de seu pai ( o pai é autista). O que assistimos são momentos de incrível troca de sentimentos entre os protagonistas e a forma como cada um interfere na rotina do outro. Tem momentos do filme que é inevitável não chorar porque o filme é tão intenso e nos arrebata de uma forma que sentimos cada passagem dele. Não acho que seja o típico filme que busca a lágrima fácil, mas quando a lágrima vem, a aceitamos, pois é fruto de um trabalho primoroso de Lasse. Super-recomendo a todos vocês. E separem uma caixinha de lenço de papel... rs
Para quem não conhece o trabalho desse incrível diretor, destaco também: Chocolate, Regras da Vida e Sempre ao seu lado.
Elenco: Amanda Seyfried, Channing Tatum entre outros Direção: Lasse Hallstron EUA, 2009, Drama

Ilha do Medo: Leonardo Di Caprio (sempre brilhante) e Ben Kingsley ( bacanérrimo) emprestam a esse thriller policial um toque pra lá de especial. Leo faz o agente federal Teddy Daniels, que vai a Shutter Island (ilha presídio-manicômio) para desvendar o sumiço de uma perigosa paciente que está perdida na ilha. A princípio acredita estar indo ao local apenas para descobrir o paradeiro da fujona, mas com o desenrolar das situações percebe que ele está envolvido em algo bem maior. Muitas vezes o andamento do filme parece confuso ao telespectador e esse sentimento foi exatamente calculado de forma brilhante por Scorsese para que tivéssemos essa sensação. O que é realidade? O que é fantasia? Até onde o que estamos assistindo é a mais pura verdade? O filme é inteligente, denso e a sua atmosfera pesada nos envolve de forma a mergulharmos mais e mais na densidade da trama. Ressalto a magnífica atuação de Leonardo Di Caprio, que a cada atuação nos mostra sua maturidade como ator e o sempre excelente Ben Kingsley ( que dispensa maiores apresentações desde seu inesquecível Gandhi).
Elenco: Leonardo Di Caprio, Ben Kingsley, Mark Ruffalo entre outros Direção: Martin Scorsese EUA, 2008, Suspense

Outra dica superlegal é a comédia despretensiosa e deliciosa “ A verdade nua e crua”(The Ugly Truth). O filme é estrelado pelo astro do momento Gerard Butler( Mike Chadway) e a estonteante Katherine Heigl ( Abby Richter). Katherine dá vida à controladora e obsessiva Abby, que tem uma vida afetiva miserável e que tenta de todas as formas melhorar a audiência da programação do canal de TV do qual trabalha como produtora. Em outro canal, o super-honesto Mike ( o galã do momento Gerard Butler) ensina aos casais o beabá amoroso, mostrando a verdade nua e crua, sem rodeios e ilusões. Logo, Mike vai trabalhar no mesmo canal de Abby e os 2 acabam tendo que conviver, apesar das diferenças gritantes entre eles. O que vemos a seguir é uma sucessão de cenas superdivertidas (a melhor em minha opinião é do restaurante) e é simplesmente impossível não ficar vidrado pela empatia dos nossos protagonistas. Katherine Heil, a cada produção, melhora mais como atriz e dá à deliciosa Abby a medida exata do romantismo e da comédia, além de ser uma mistura que deu certo de Britney Spears e Charlize Theron. Gerard Butler dispensa comentários. Fez grande sucesso em produções como Código de Conduta, P.S Eu te amo, 300,Caçador de Recompensas, entre outros. Destaco também a atuação do ator Eric Winter, que faz o papel de Colin, o namorado de Abby. Para quem gosta de comédias levinhas, “tipo sessão da tarde”, vai amar esse filme, eu amei...rs.
Elenco: Katherine Heil, Gerard Butler, Eric Winter entre outros Direção: Robert Luketic EUA, 2009, Comédia

Outro filme que vale a indicação é o polêmico e já bastante comentado na mídia “Do começo ao fim”. A narrativa nos conta a história de amor entre 2 irmãos (Francisco – Gabriel Kaufmann e Thomás - Lucas Cotrin). Francisco é filho do primeiro casamento da médica Julieta ( a sempre maravilhosa Julia Lemmertz) com um argentino, Pedro. Thomás é fruto do 2º relacionamento dela com Alexandre (Fábio Assunção). Os 2 são criados juntos da mãe e desenvolvem um amor que transcende a expectativa do considerado “normal”, mas em nenhum momento é feito um julgamento de valores, o que é certo, o que é errado, o que pode e o que não. Achei bacana a forma como é retratado o amor sem preconceitos, sem amarras e sem resistências por parte dos pais. O bem da verdade que uma história ficcional nos mostra uma realidade distorcida da realidade real de fato. A fotografia é incrível, a casa dos protagonistas é paradisíaca e a trilha sonora de André Abujamra dá um toque mais sofisticado à trama. Os atores são bem jovens e passam verdade representando os protagonistas. O filme é retratado com beleza, leveza e poesia. O amor não é julgado, ele apenas flui naturalmente. Que bom seria se todos pudessem enxergá-lo da forma como é mostrado no filme. Assistam e comprovem.
Elenco: Lucas Cotrin, Gabriel Kaufmann, Julia Lemmertz, Fabio Assunção, entre outros
Direção: Aluízio Abranches
Brasil, 2009, Drama

14 comentários:

  1. Olá, Edilson! Como vai? Estou passando para dizer que não sumi...rs... De fato tenho ficado muito tempo sem postar e isso tem ocorrido devido a minha vida que anda bem agitadinha. Mas espero postar mais frequentemente. Agradeço de coração as visitas e os comentários. Obrigada pelo carinho!

    P.s.: Dos filmes indicados só assisti o “Do começo ao fim”. Sem dúvidas polêmico, mas belíssimo. Verei os indicados por você.

    Um beijo,
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Oie querido! Vc sempre com dicas interessantes por aqui...fiquei bem curiosa, preciso anotar pra pegar... passando tb para agradecer as doces e lindas palavras que vc me deixou lá no meu Cantinho, obrigada, viu?! ;)
    Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Edilson pela primorosa resenha ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Lasse Hallstron sempre foi um diretor sensível e mesmo quando seus filmes não são muito bons, ainda podemos ver sua marca.

    A Ilha do medo me deu medo de Martin Scorsese nunca mais acertar. Detestei o filme. previzível e chato! Achei seu pior filme desde Gangues de Nova Iorque. Leo sempre foi divino!!

    Achei a última cena de Do Começo ao fim lindíssima!

    ResponderExcluir
  5. Queridos:

    Janaina - Oi lindona, fico feliz que tenha curtido as dicas. Bjs e obrigado pelo carinho.

    Sheila - Maginaaaa queridona, você merece mesmo todos os carinhos. Espero que consiga atingir aos filmes indicados. Bjsss.

    Paulo - Obrigado por sempre ter palavras elogiosas. Linda semana...abraços.

    Wans - Gosto è uma questão muito pessoal, tem coisas que agradam mais ou menos, mas o mais bacana é trocarmos essas experiências e pontos de vista,né não? Abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
  6. ah eu nao gostei de querido john, esperei tanto do filme e no final, achei tao sem graça...

    nao vi a ilha do medo, mais a verdade nua e crua eu vi, e adorei, e claro, tem o Gerad! :P

    E do começo ao fim é um filme incrível, só que com alguns problemas técnicos - ao meu ver.

    abraços

    leo

    www.upidupi.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei ilha do medo e do começo ao fim, o primeiro fiquei chocado, mas já esperava algo do tipo rs e no segundo chorei desde a primeira cena hehehe.. bjuuuu!

    ResponderExcluir
  8. gosto muito das suas dicas e resenhas de filmes
    beijooooooooos

    ResponderExcluir
  9. amei tudo , parabens.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  10. oieeeeeeeeeeeeeeeee td bem cntg????
    lembra de mim????
    pois entaum, devo explicações.
    deixei meu blog de lado, está lá parado sabe, muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas koisas mesmo aconteceram estava fofaca em muitos projetos e p/ isso sumi.
    ñ explui vc ou blokiei apenas tu viu koisa fofa srsrsr... ninghuém tá lá nenhum dos meus seguidores. vo voltar em brevi e passu aki pra te xamar.
    ´sempre ki der to aki.
    disculpa a sumida, ++++++++++++++ foi por uma boa causa dipois te fala.

    bjússsssssssssssssssssssss ñ eskeci di vc
    srsr...
    fui

    ResponderExcluir
  11. Edilson, não tem nada a ver com o post, mas... vc curte Scissor Sisters?? Vão estar no Via Funchal em novembro! =DDDDD

    ResponderExcluir
  12. Queridos:

    Leo - Ah sei lá, acho essa coisa de filmes algo muito pessoal. Eu indico o que gosto e nem sempre é um gosto compartilhado, mas é assim mesmo..rs. Lindo fim de semana.

    Renato - Ah eu amei esses filmes por isso resolvi indicá-los. Lindo fim de semana...abraços.

    Serginho - Obrigado,fico feliz que tenha curtido as minhas resenhas. Lindo fim de semana.

    Insana - Obrigado pelo carinho, fico feliz em compartilhar dicas bacanas com meus leitores. Lindo fim de semana. Beijooo.

    Leninha - Que legallllllll...vc reapareceu,então? Espero que vc esteja hipermegabem e obrigado por não ter se esquecido de mim, eu tb não a esqueci. Lindo fim de semana....beijoooooooooo.

    Nic - Adorooooo Scissor Sister desde que os vi em um clipe na MTV há um tempo atrás. Vc vai ao show??? Me levaaaaaaaaaa...rs. Lindo fim de semanaaaa...beijooo.

    ResponderExcluir
  13. ===

    Saudades, queridão! As dicas são ótimas. Um deles não conheço. Anotei. Neste exato momento assisto ao "Les Chansons D'Amour". Belíssimo!

    Beijo grande, amigão!

    ===

    ResponderExcluir
  14. Eu vou sim!!! Esse show eu não perco por nada.

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.