4 de set. de 2010

MAIS DICAS DE FILMES...

Queridos amigos leitores do Lua, este já virou um espaço em que divido com vocês minhas opiniões e preferências sobre tudo aquilo que toca meu coração.


BILLY ELLIOT (BILLY ELLIOT)
Assisti esta semana a um filme que mexeu profundamente comigo. Muitos com certeza já assistiram: chama-se “Billy Elliot”, e tem uma história realmente fascinante a respeito do amor que um adolescente de 11 anos nutre pela dança. A grande questão é que ele é criado em uma cidadezinha minúscula da Inglaterra (Durhan), onde a maioria dos homens trabalha em fábricas e minas de carvão. O pai de Elliot é um deles, sustenta a família a duras penas com o trabalho de minerador e carrega a responsabilidade de cuidar do menino (interpretado brilhantemente por Jamie Bell), do outro filho mais velho, Tony (Jamie Draven), e da mãe de sua falecida esposa.
O que vemos ao longo do filme é o retrato de uma família tentando sobreviver à aridez de uma vida sem muitas perspectivas. E a dança de Elliot vem mostrar a essa família que sonhos são possíveis, que é importante acreditar e que se não deve roubar o sonho de um jovem que encontra no balé a redenção e a alegria de viver.
O filme é um deleite auditivo e visual, cheio de referências a Fred Astaire e de muita sensibilidade que nos remete a muitos momentos de lágrimas. Destaco a brilhante atuação da professora de dança do menino (Julie Walters), de seu amigo Michael (Stuart Wells) e do pai (Gary Lewis). Realmente uma dica imperdível. Lamento não ter assistido antes a essa maravilha.

Elenco: Jamie Bell, Jamie Draven, Gary Lewis, Stuart Wells e Julie Walters.
Direção: Stephen Daldry / 2000, Inglaterra/França


DOUTOR JIVAGO (DOCTOR ZHIVAGO)
A outra dica é um clássico do diretor David Lean, o mesmo de A Ponte do Rio Kwai e Lawrence da Arábia: Doutor Jivago, que narra a história de amor entre um médico e uma enfermeira, que se apaixonam em plena Revolução Russa, vendo seus destinos atrelados, mesmo tendo ambos vidas paralelas. A trilha sonora, assinada por Maurice Jarre, conta com a famosa música Tema de Lara, as imagens mostram uma Rússia decadente, porém não menos bela, a fotografia é de primeira qualidade e a atuação dos protagonistas é bem convincente. Um filme longo, se compararmos aos padrões atuais, mas uma história complexa precisa ser bem desenhada para o bom entendimento de seu público. Temos a oportunidade de assistir a um filme de grande qualidade técnica e artística.
Omar Sharif dá vida ao médico que trabalha na frente voluntariada, salvando vidas destroçadas pela guerra. E a belíssima Julie Christie é a pobre moça explorada pela mãe e pelo amante, que descobre na enfermagem a vocação para encontrar a oportunidade de ajudar nessa guerra tão terrível.

Elenco: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Tom Courtenay, Rod Steiger e Alec Guinness.
Direção: David Lean / 1965, EUA/Itália

12 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?

    Ah... Billy Elliot é muito bom mesmo, lembro ter assistido há algum tempo já, quando ainda era lançamento na locadora... rsrs..

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Edilson
    Tens muito bom gosto. Já vi os dois e amei.
    Um ótimo fimdes
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Grandes clássicos do cinema ... Dr. Jivago do meu tempo de infância ... Billy eu já era grandinho ...

    adoooro

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Queridos:

    Três Egos: Eu só consegui assistir Billy Elliot agora..rs...mas adorei e resolvi indicá-lo aos atrasildos como eu...hahahaha. Linda semana querido e abraços.

    Wanderley - Obrigado, fico feliz que tenha gostado eu realmente fico supergratificado quando as pessoas gostam das dicas. Uma semana megabacana e abraços.

    Paulo - Fico feliz em ter feito boas dicas para os leitores do blog. Tem alguns filmes que são obrigatórios,né?rs Linda semanaaaa e abraços queridão.

    ResponderExcluir
  5. Então, eu sou atrasildo hahahahha não assisti ainda mas sempre tive vontade de ver Billy quando vi o trailler me apaixonei, mas nem me lembro pq não vi agora acho que to com tempo pra ver e vai ser essa semana. Dr. Zivago é um clássico que não se pode passar pela vida sem assistir não é?!
    Vc já viu Shelter - De repente California?
    Fik a dik e assim espero um post com comentários seu aqui.
    Bju amigo
    Jay

    ResponderExcluir
  6. Olá ..
    Poxa esses dois filmes são ótimos !!!
    Parabéns pela escolha ..
    bjsssss e tenha um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  7. Já assisti. Mas adorei as dicas!! Hugzzzzz!!!!

    ResponderExcluir
  8. Queridos:

    Jay - Espero que curta o Billy Elliot. Eu comentei sobre o filme Shelter, depois dá uma procurada no post que cito o filme. Uma grande semana..abraços.

    Chiara - Obrigado pelo carinho, fico feliz que tenha curtido as dicas. Uma linda semana..beijoooo.

    Fred - Que bom querido, fico feliz em saber que achou bacana as dicas. Gosto de dividir coisas boas com os meus amigos. Linda semana..abraços.

    ResponderExcluir
  9. Vamos deixar os fardados de lado agora e "bora" atualizar esse blog, fio. Hahahaha! Hugz!

    ResponderExcluir
  10. Chorei liros com o Elliot!
    Adorei esse filme!!
    Owwnn....
    Abraçoooo!

    ResponderExcluir
  11. Queridos,

    Fred - As fardas são um fetiche entre as fantasias, o blog realmente ficou meio de lado esta semana, mas já tem post novo - hehe. Abraços.

    Vanderson - Eu tbm, aliás estou virando mestre em lágrimas - rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Vim pelo Blog da Majoli que é especial muito amiga.
    Parabéns pelo teu aniversário.
    Vi só o Dr Jivago e gostei o outro quero muito ver.
    Eu adoro filmes meu blog tem algumas dicas.

    Bjs

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.