17 de out. de 2010

A GENIALIDADE DE ALLEN

O post de hoje é em homenagem ao brilhante cineasta Woody Allen, que tem ao longo de décadas prestado um belíssimo serviço à Sétima Arte. Ele tem uma forma muito própria de conduzir seus filmes e personagens. As histórias sempre são muito bem construídas e o humor sempre muito ácido e inteligente. Allen narra o cotidiano de modo perspicaz e tem uma sensibilidade aguçadíssima ao desenhar personagens tão complexos e envolventes. A grande motivação desse pequeno novaiorquino judeu é jogar um olhar atento sobre a sociedade em que vive, expondo com extremo bom gosto e bom humor as minúcias da psiquê humana. Não tenho pretensão de escrever um texto que conte a trajetória cinematográfica de Allen, até porque não assisti a todos os seus filmes, mas posso afirmar, enquanto fã, que ele é um gênio naquilo que se propõe. Aos que como eu não conhecem inteiramente o universo “woodyalliano”, convido a mergulhar nesta incrível jornada que é o mundo de Allen. Impossível não nos apaixonarmos por sua visão tão inteligente e analítica da humanidade. A cada filme, uma nova surpresa. A cada descoberta de uma nova atriz, a capacidade de explorá-la ao máximo (não é à toa que grandes atores não se incomodam em trabalhar em seus filmes por cachês irrisórios pois sabem que estão agregando um alto valor a suas filmografias). Sim, queridos leitores, fazer um filme de Woody Allen é motivo de orgulho e prestígio em Hollywood.

Entre as grandes personalidades que foram descobertas por ele, estão Sharon Stone (Memórias), Jeff Goldblum (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa), Sylvester Stallone (Bananas), Mira Sorvino (Poderosa Afrodite). Já entre os astros e estrelas consagrados que tiveram a graça de serem convocados a participar de uma película de Allen, listam-se Mariel Hemingway (Manhattan), Jodie Foster (Neblina e Sombras), Michael Caine (Hannah e Suas Irmãs), Judy Davis (Maridos e Esposas), Gene Hackmann (A Outra), Madonna (Neblina e Sombras), Goldie Hawn (Todos Dizem Eu te Amo), Sean Penn (Poucas e Boas), Leonardo diCaprio (Celebridades), entre tantos.

O filme mais recente lançado no Brasil é o delicioso Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works), que narra a história do supermal humorado Boris (Larry David), que conhece de forma pouco convencional a encantadora Melody (Evan Rachel Wood), e descobre ao lado da jovem a alegria de compartilhar um relacionamento de intensa troca, após um primeiro casamento que o levou a uma frustrada tentativa de suicídio. O filme ainda conta com os veteranos Ed Begley Jr. e Patricia Clarkson. Uma ótima semana a todos e bons filmes. Beijos.

12 comentários:

  1. Queridoooooo, amei esse post! Eu gosto muito do estilo de Woody Allen, adorei, parabéns pela forma que abordou, ficou ótimo!

    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Adoro Woody Allen! Sempre me impressiono com seu enredo...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, enquanto lia pensei que deveríamos ter mais pessoas como ele no Brasil neah, para forçar essa visão um tantinho mais crítica nas pessoas... Gostei dele, pela forma como o apresentou.. abraço^^!

    ResponderExcluir
  4. Queridos:

    Sheilinha - Obrigado pelos elogios, apenas procurei externar a admiração que sinto por Allen..rs. Linda semana. Beijooo.

    Três Egos - Ele é maravilhoso por ser tão ácido, tão inteligente e tão uptodate. Linda semana. Abraços.

    Renato - Allen é um bálsamo nos dias nebulosos em que vivemos. Linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Querido Sergiho:

    Ele é genial mesmo, né? Sou fâ de carteirinha, quero assistir a tudo que ele produziu, atuou e dirigiu. Abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
  6. Amigo que super legal a visita \0/ me desejando bom retorno. :)
    O Allen é mesmo um gigante do cinema. Merece ser bem lembrado.
    Mas enfim eu ando tão sem tempo pra filmes, sinto saudades do meu tempo de Ócio rsrsrs
    Bju e aparece sempre, vou fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre gostei do Woody Allen, na realidade, acho ele mais profundo do que muitas vezes consigo entender....

    Ele é complexo e polemico, mas um "que" de genialidade a vanguardista.

    Abçs

    ResponderExcluir
  8. engraçado que sempre houve um problema em casa em relação a Woody Allen...ninguem gostava dele. Qdo moleque, queria ver seus filmes e seme era banido pq os "adultos" mandavam na TV. Qdo ganhei minha autonomia assisti tudo oq roduziu...e posso dizer que adoro sua neurose, seu jeito psicótico de atuar ou criar seus filmes. Pra mim um dos melhores é Match Point...algo que foge do genero comédia de Woody e que traz a minha musa do cinema Scarlett Johansson...

    Gostei do post...

    abração.

    ResponderExcluir
  9. meu teclado come as letras...definitivamente percebi isso no post acima...desculpe...rs rs rs.

    ResponderExcluir
  10. Queridos:

    Arthur - Imagina rapaz, você merece o carinho de todos os amigos porque sempre agiu de forma corretíssima com todos. Acho Allen genial mesmo, ele é tão inteligente e ácido, ele desperta o senso crítico de forma brilhante. Abraços e ótimo retorno.

    Marcos - Então eu acho que ver um filme de Allen é mergulhar em um mundo de muitas entrelinhas, é bom assistir a seus filmes diversas vezes. Ele é um poeta do cotidiano. Abraços e obrigado pelo carinho em vir aqui. Linda semana.

    Handsomeguy - Thanks a lof for your words, for me is a big pleasure receive your visit. I'll link and follow you too. Hugs man. Wellcome.

    Rafael - Que bom que pode se esbaldar e ver todos os filmes dele, porque Allen é incrível e super in. Acho ele tão uptodate, acho ele o futuro...rs. Linda semana e abraços. Obs: Os teclados são meio famintos, mesmo...don't worry be happy...rs.

    ResponderExcluir
  11. Veja "Noivo neurótico, noiva nervosa"; está entre os melhores filmes de Allen, segundo a crítica.

    abraços!

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.